Analistas do CEPTA participam de Live da AZAB

Live AZAB e CEPTA

Texto: Izabel Boock de Garcia - Analista Ambiental - CEPTA

A Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) convidam toda a sociedade para assistirem a live sobre os Programas de Manejo ex situ, com foco nas espécies Surubim-do-paraíba (Steindachneridion parahybae) e Peixe-Anual (Ophthalmolebias constanciae), junto ao CEPTA/ICMBio!

A live será nesta quinta, dia 10/09, às 19h (horário de Brasília).

Entenda:

Em 2018 a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) assinaram um acordo de cooperação técnica para o programa de manejo ex situ de espécies ameaçadas. São 25 espécies, entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes que precisam de um manejo intensivo pelos Zoológicos, Aquários e outras Instituições científicas. Para organizar esse manejo é preciso conhecer os animais sob os cuidados dessas Instituições e traçar um planejamento de longo prazo. Vários profissionais, chamados de studbook keepers, são desafiados a não apenas levantar essas informações, como também, indicar os melhores pareamentos. O objetivo final é ter uma população em número suficiente e saudável geneticamente para garantir que essas espécies jamais desapareçam!

E que tal conhecer um pouco sobre essas espécies e o trabalho desses profissionais? Durante as próximas semanas estaremos conversando com os studbook keepers e com os especialistas do ICMBio sobre como os programas de conservação são organizados e a importância deste manejo para as espécies ameaçadas! Participem conosco e tragam as suas dúvidas! Ficaremos muito felizes de ter vocês conosco.

Para encontrar a página da AZAB no facebook é só procurar por: @SociedadeZoologicosBrasil