Dia 01 de outubro de 2019 o 1º dia Nacional da Toninha (Pontoporia blainvillei).

A toninha é uma espécie endêmica do Atlântico Sul Ocidental, tendo sua distribuição do Espirito Santos (ES) até a costa norte da Argentina, no Golfo San Matias. Essa espécie de golfinho pode medir aproximadamente 170 cm de comprimento nas fêmeas adultas enquanto os machos podem medir cerca de 160 cm.

Por conta de seus hábitos tímidos se comparado as outras espécies de golfinhos, se torna uma das espécies menos conhecidas. Além de ser o menor golfinho da América do Sul, é classificado, pela Lista Nacional Oficial De Espécies Da Fauna Ameaçadas De Extinção, o mais ameaçado na categoria de criticamente em perigo "CR".

A captura acidental nas redes de pesca é a principal ameaça para esse cetáceo, podendo causar sua morte em poucos minutos ao se emalhar nesses petrechos.

Por ser a espécie de pequeno cetáceo mais ameaçada no Brasil, a toninha possui um Plano de Ação Nacional para a Conservação da Espécie Ameaçada de Extinção (PAN) único para a espécie. Em 2010 foi elaborado o 1º ciclo do PAN Toninha com validade de 5 anos. Em julho de 2019, o CMA realizou a oficina de elaboração do 2º ciclo do PAN Toninha que se encontra em fase de aprovação.

A data de comemoração foi escolhida através de uma votação aberta realizada pelo GEMARS/Univille e apresentada durante a oficina de elaboração do PAN Toninha (2019) para os demais pesquisadores e participantes da reunião tendo como opção mais votada o dia 1 de outubro por ser o início do período de maior ocorrência de nascimentos da espécie ao logo de toda sua distribuição.