Peixe-Boi Folião

Ocorreu no último domingo, 19 de fevereiro, o encalhe de um filhote, macho, de peixe-boi marinho na praia de Miriri, próximo a desembocadura da Barra de Mamanguape, estado da Paraíba.

O animal foi encontrado por pescadores debatendo-se na areia , eles realizaram a tentativa de soltura do animal, mas o filhote retornou para a praia.

Os ribeirinhos entraram em contato com a servidora da Área de Proteção Ambiental Barra de Mamanguape e assim a equipe se dirigiu ao local de encalhe para realizar o resgate do filhote. Uma segunda equipe co Centro Mamíferos Áquaticos/ICMBio, base de Pernambuco, já estava indo ao encontro do animal na Paraíba.

Após a chegada do veterinário foi realizada os primeiros procedimentos clínicos e em seguida o espécime foi translocado para a Base de Pernambuco. Assim que chegou ao estado foi feita a primeira coleta de sangue e biometria completa; ele apresentava em ótimo estado físico; pesando 29 Kg e medindo 126 cm.

A partir de então ele vem sendo monitorado para equipe de técnicos do CMA/ICMBio e tem apresentado um ótimo desenvolvimento, mamando normalmente e deslocando-se em toda piscina.