Nova mamadeira para peixe-boi é desenvolvida

Nova mamadeira para peixe-boi é desenvolvida para melhorar a reabilitação em cativeiro e a adaptação ao ambiente natural de filhotes de peixes-bois no Brasil. 

Com uma boa dose de criatividade, Augusto Boaventura, criou a mamadeira que permite que os filhotes de peixe-boi mamem debaixo d'água, facilitando o processo de reabilitação dos animais. A nova mamadeira traz uma série de benefícios aos animais, mas também ao tratadores. Antigamente as mamadeiras eram ofertadas em contato direto entre os tratadores e os animais.

Os animais ganharam devido a redução com o contato humano, diminuindo afetividade e dependência, o que é fundamental para o processo pós -soltura no ambiente natural. Já os tratadores, que permaneciam sentados com a coluna dobrada na direção dos animais tiveram melhora na postura, além de não entrar em contato diretamente com água onde os animais, onde pode haver organismos que podem contagiar pessoas.  

A mamadeira fez tanto sucesso que foi apresentada no VII Simpósio de Especialistas em Sirênios, durante a 19ª Conferência Bienal sobre Biologia de Mamíferos Aquáticos, realizada entre 26 de novembro e 2 de dezembro em Tampa/EUA. Agora a mamadeira é também conhecida por cientistas do mundo todo.  Aparelho para uso subaquático, empregado na reabilitação de filhotes, foi criado por um estudante de medicina veterinária, da UFRPE, que é bolsista PIBIC do CMA/ICMBio.