CMA/ICMBio realiza soltura de mais peixes-bois

Em outubro de 2011 o CMA/ICMBio realizou a translocação de Itamaracá/PE para Porto de pedras/AL de mais 3 peixes-boi marinhos. Na ocasião, também procedeu  com a soltura de indivíduos já readaptados ao ambiente natural, após passar por um período num recinto do CMA/ICMBio localizado em um manguezal do rio Tatuamunha, em Porto de Pedras/Alagoas.

O CMA/ICMBio tem soltado peixes-boi no local com o intuito de reestabelecer uma conexão entre os peixes-boi que vivem no litoral de Alagoas e os que vivem no sul de Pernambuco. Atualmente, a população de peixes-boi de Alagoas vivem isolada, o que ocasiona a endogamia, termo genético utilizado quando há cruzamento entre parentes. A endogamia acaba por ocasionar uma menor variabilidade genética numa população, aumentando o risco de extinção da espécie.

Durante as translocações, os animais realizam uma viagem longa, são aproximadamente 12 horas de estrada durante a noite toda, quando os animais ficam expostos a raios solares por menos tempo, além de ser o horário onde o tráfego nas estradas é menor.