Parabéns Xica

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos - CMA, comemorou no último dia 8 o cinquentenário de Xica, o peixe-boi mais antigo do Projeto Peixe-boi e a primeira fêmea da espécie a ter filhote em cativeiro no Brasil. O evento reuniu integrantes do projeto e ainda contou com a participação da atriz Lúcia Veríssimo, que visitou a sede do CMA especialmente como "madrinha" de Xica na comemoração. Crianças presentes na ocasião também se envolveram em várias atividades recreativas, como pintura e brincadeira em cama elástica e pula-pula.

XICA - Foto Iara Sommer

 

Xica foi capturada ainda filhote na praia de Ponta de Pedras, no município de Goiana (PE). Passou sete anos num tanque na Fazenda Tabatinga, na mesma praia, até ser doada à Prefeitura do Recife, em 1970, quando virou atração na Praça do Derby, no centro da capital pernambucana. Em 1º de agosto de 1992, depois de passar 22 anos confinada em recinto com água doce que media 12 m de diâmetro e 1,5 m de profundidade, Xica foi levada para o CMA, em Itamaracá. Quando deixou a Praça do Derby, Xica tinha 2,45 m e apresentava uma deformidade na coluna, em razão, provavelmente, da pequena profundidade do tanque e do fato de o animal só conseguir nadar em círculos. Possuía ainda uma ferida no dorso, que demorou a cicatrizar em virtude da exposição ao sol. Essas marcas são visíveis até hoje.

Desde seu acolhimento pelo CMA, Xica cresceu 68 centímetros, e entre 1999 e 2011, quando de sua última pesagem, ganhou 433 quilos, tendo hoje cerca de 750 kg. Em seus 21 anos de permanência em Itamaracá, Xica teve três gestações, mas seus filhotes acabaram falecendo. Durante todo o ano de 2013, a história de Xica tem sido exposta com destaque nas visitas feitas por estudantes, professores, pesquisadores e público em geral ao Parque Temático do CMA.