CMA COMEMORA 20 ANOS DE MANEJO PARA A CONSERVAÇÃO DOS PEIXES-BOI NO BRASIL

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos-CMA, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio, comemora 20 anos do Programa de Manejo para a Conservação dos Peixes-boi no Brasil com a realização da vigésima translocação de peixes-boi marinhos para o ambiente natural e o Seminário 20 Anos de Astro & Lua.

Entre os dias 14 e 15 de maio, o CMA, em parceria com o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), prepara a vigésima translocação de peixes-boi do Centro de Reabilitação de Mamíferos Aquáticos, localizado na Ilha de Itamaracá/PE, para um recinto de readaptação em ambiente natural. Desta vez, os animais Raimundo, Natália, Quitéria e Clara, voltarão à natureza no Recinto do Rio Tatuamunha, Município de Porto de Pedras/AL, interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. Eles farão companhia aos animais Joana, Folião e Branca que já estão no Recinto, desde o dia 28 de abril deste ano.

O Programa de Manejo para a Conservação de Peixes-boi no Brasil teve início em 1994 com a reintrodução dos peixes-boi Astro e Lua em Paripueira/AL. Desde então, o Projeto Peixe-boi vem desenvolvendo uma trajetória de sucesso com a reintrodução de novos animais. Os objetivos da reintrodução destes animais na natureza são de recolonizar áreas ocupadas no passado, reconectar populações isoladas entre os estados de Alagoas e Pernambuco e aumentar a variabilidade genética destas populações, protegendo-as da extinção.

DSCN5605

Imagarem para Colocar no Site do CMA

Semicativeiro no rio Tatuamunha-Base do CMA em Porto de Pedras/AL (Acervo CMA)

Em 20 anos de atividades foram realizadas 19 translocações, sendo 41 animais devolvidos à natureza, entre os estados de Alagoas e Paraíba, 28 em Alagoas, destes, 26 em Porto de Pedras, sendo esta última a principal área de soltura no país. Cabe ressaltar que com a criação do ICMBio, houve um aumento importante no número de reintroduções realizadas pelo CMA: entre 2008 e 2014, 26 animais foram devolvidos à natureza em 9 translocações.

No mesmo dia da vigésima translocação com 4 animais, a Base do CMA Alagoas ainda realizará o Seminário "20 Anos de Astro & Lua", a partir das 18h30min no Clube Social de Porto de Pedras, com o objetivo de apresentar o histórico e os resultados obtidos em 20 anos do Programa de Manejo para a Conservação dos Peixes-boi. Nestas duas décadas, 41 indivíduos foram devolvidos para a natureza, com uma taxa de sucesso de 75%. Além de descrever os métodos utilizados para liberação dos peixes-bois, no Seminário serão apresentadas as implicações para a conservação e as lições aprendidas até o momento atual do Projeto Peixe-boi.

O peixe-boi marinho (Trichechus manatus LINNAEUS, 1758) é um mamífero aquático extremamente dócil e de hábitos costeiros. A espécie é considerada criticamente ameaçada de extinção no Brasil. A caça intensa no período colonial dizimou populações inteiras de peixes-bois, causando sua extinção nos estados do Espírito Santo, Bahia e Sergipe. Atualmente a degradação do habitat para instalação de fazendas de camarão e salinas é apontada como a principal ameaça à conservação da espécie.

O Projeto Peixe-boi Marinho é desenvolvido pelo CMA, centro especializado do ICMBio, com sede na Ilha de Itamaracá e que tem uma de suas bases em Porto de Pedras/AL, interior da APA Costa dos Corais, unidade de conservação federal também vinculada ao ICMBio e que é a principal área de reintrodução da espécie no Brasil. O Projeto conta com a parceria do Instituto Mamíferos Aquáticos e o apoio da parceria público-privada da APA Costa dos Corais com a Fundação Toyota do Brasil e a Fundação SOS Mata Atlântica. Em Alagoas, também destacamos o apoio da Pousada Borapirá, da Pousada do Toque, da Prefeitura Municipal de Porto de Pedras e da Prefeitura Municipal de São Miguel dos Milagres.

Histórico dos animais translocados em 2014:

Raimundo: um macho que tinha a idade estimada entre 15 e 20 dias, com comprimento total de 127 centímetros e 38 quilos, foi encontrado encalhado, no dia 24 de Março de 2011, na praia de Porto do Mangue, município de Porto do Mangue/RN. Foi resgatado pela equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB/UERN), o qual, após avaliação clínica do animal, optou-se por tentar a reintrodução imediata. Entretanto, não foi encontrado nenhum animal adulto na área, de maneira que, foi necessário levá-lo para o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS) para estabilização do animal e posterior processo de reabilitação. No dia 06 de Abril de 2011 o animal foi translocado ao CMA/ICMBio (Itamaracá/PE) em uma aeronave bimotor do Governo do Ceará, cedida em parceria com a AQUASIS.

Natália: uma fêmea com 138 centímetro e idade estimada entre 5 e 10 dias, encalhou na Praia de Retiro Grande, no município de Icapuí/CE em 25 de Dezembro de 2011 e foi resgatada pela equipe Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS). A equipe realizou tentativas de busca por peixes-boi adultos nas áreas próximas ao encalhe do filhote, a fim encontrar a suposta mãe e assim poder realizar a tentativa de reintrodução imediata. Depois de esgotadas as tentativas, todas sem sucesso, o animal foi translocado para as instalações da AQUASIS. O animal permaneceu no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM - AQUASIS) até obter estabilização clínica e poder seguir para o centro de reabilitação do CMA/ICMBio, localizado na Ilha de Itamaracá/PE, processo que ocorreu em 17 de Janeiro de 2012.

Quitéria: encalhou na praia de Tremembé, município de Icapuí/CE, no dia 14 de Março de 2010 com aproximadamente 2 dias de idade e 26 quilos. O animal foi resgatado pela equipe da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS). Devido à ausência de animais adultos na área, naquele momento, e com as condições de maré a tentativa de reintrodução imediata foi inviabilizada. O animal permaneceu no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM - AQUASIS) até obter estabilização clínica e poder seguir para o centro de reabilitação do CMA/ICMBio, localizado na Ilha de Itamaracá/PE, processo que ocorreu em 26 de Março de 2010.

Clara: uma fêmea com idade estimada entre 2 e 3 dias, comprimento total de 116 centímetros e 26 quilos, foi encontrada encalhado, no dia 07 de Março de 2010, na praia de Retirinho, município de Aracati/CE. Foi resgatado pela equipe da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS). Durante a avaliação clínica inicial, parte da equipe técnica avistou uma fêmea adulta com um filhote nas proximidades da área do encalhe. Assim, diante de condição clínica favorável de Clara e da presença de uma fêmea nativa na região, tentou-se por 2 vezes consecutivas a reintrodução imediata. Entretanto, apesar da condição propícia não houve sucesso nas 2 tentativas de soltura no local, de tal forma que, fez-se necessário levá-la para o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) para estabilização e posterior processo de reabilitação. No dia 26 de Março de 2010 o animal foi translocado ao CMA/ICMBio (Itamaracá/PE) em uma aeronave bimotor do Governo do Ceará, cedida em parceria com a AQUASIS. Clara está com 51 meses e 261 centímetros de comprimento total.

Joana: uma fêmea com idade estimada entre 3 e 5 dias, com comprimento total de 135 centímetros e 47 quilos, foi encontrada encalhada, ainda com resquícios do cordão umbilical, no dia 19 de Março de 2010, no Pontal do Maceió, município de Fortim/CE. Foi resgatada pela equipe da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), a qual, após avaliação clínica do animal, optou por tentar a reintrodução imediata. Entretanto, não foi encontrado nenhum animal adulto na área, de maneira que, foi necessário levá-la para o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) da AQUASIS para estabilização do animal e posterior processo de reabilitação. No dia 26 de Março de 2010 o animal foi translocado ao CMA/ICMBio (Itamaracá/PE) em uma aeronave bimotor do Governo do Ceará, cedida em parceria com a AQUASIS.

Branca: encalhou na Praia de Areias Alvas, no município de Grossos/RN em 19 de Setembro de 2011 e foi resgatada pela equipe do PCCB/UERN com o apoio dos técnicos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos - AQUASIS. As duas equipes realizaram tentativas de busca por peixes-boi adultos nas áreas próximas ao encalhe do filhote, a fim encontrar a suposta mãe e assim poder realizar a tentativa de reintrodução imediata. Depois de esgotadas as tentativas, todas sem sucesso, o animal foi translocado para as instalações da AQUASIS, onde permaneceu até o filhote obter uma estabilização clínica e poder seguir para o centro de reabilitação do CMA/ICMBio, localizado na Ilha de Itamaracá/PE.

Folião: encalhou na praia de Miriri, município de Miriri-PB, no dia 19 de fevereiro de 2012 com aproximadamente três dias de nascido e com 126 centímetros de comprimento e 29 quilos. O animal foi resgatado por banhistas da localidade e levado para a APA da Barra de Mamanguape - PB, onde passou por uma avaliação clinica e logo foi transferido para o centro de reabilitação do CMA/ICMBio, localizado na Ilha de Itamaracá/PE. As condições de maré e a ausência de grupos de peixes-bois nativos e adultos na área em que o filhote foi encontrado inviabilizou uma tentativa de reintrodução imediata. Folião atualmente está com 26 meses de idade, 217 centímetros de comprimento total e aproximadamente 200 quilos.

Mais informações:

Dr.ª Fábia Luna (Bióloga, coordenadora do CMA/ICMBio), tel.: (81) 3125-2799, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;

Dr.ª Fernanda Niemeyer (Médica veterinária, responsável clínica CMA/PE), tel.: (81) 3544-1056, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;

Iran Normande (Biólogo, analista ambiental, responsável Base CMA/AL)), tel.: (82) 3298-1388, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Sites: www.icmbio.gov.br, www.icmbio.gov.br/cma, www.icmbio.gov.br/apacostadoscorais.