Pesquisadora estuda acervo osteológico do CMA

O acervo osteológico do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) está sendo utilizado no projeto "Caracterização Osteopatológica em Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Norte", desenvolvido pela pesquisadora Ana Bernadete Lima Fragoso. O centro de pesquisa conta com exemplares de cetáceos e peixes-bois (Trichechus manatus) oriundos de encalhes no estado e faz parte dos materiais analisados, em uma parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Ana Bernadete pretende caracterizar a estrutura óssea e as principais osteopatologias causadoras de alterações ósseas em mamíferos aquáticos encalhados, bem como espécies, sexo e estratos etários mais afetados. Além disso, as análises ósseas podem identificar interações antrópicas, sobretudo em casos nos quais somente parte de carcaças ou ossos foram encontrados nas praias.

Projeto Osteopatologia - Dra. Ana Bernadete

 Foto: Acervo CMA

Muitas espécies de mamíferos aquáticos possuem seu status de conservação classificado como insuficientemente conhecido devido à escassez de informações, principalmente no que se refere à biologia das espécies. Os resultados obtidos irão contribuir para ampliar o conhecimento sobre a biologia desses animais e gerar relevantes subsídios para adoção de medidas de conservação e manejo das espécies e dos ambientes costeiros do estado onde ocorrem.

O Rio Grande do Norte é considerado como área prioritária para realização de investigações nos Planos de Ações de Cetáceos e Sirênios por registrar espécies criticamente ameaçadas de extinção como o peixe-boi-marinho. Grande parte das informações sobre a biologia desses animais é oriunda de estudos com indivíduos encalhados nas praias, sobretudo seu material osteológico.

O acervo do CMA apresenta amostras de sirênios, cetáceos, pinípedes e mustelídeos de todo o Brasil e vem desde sua criação incentivando pesquisas com as espécies de ocorrência no Brasil. O material catalogado e mantido pela instituição já foi objeto de estudos de pesquisadores de graduação ao doutorado. O estudo da conservação de mamíferos aquáticos possui no CMA fonte inesgotável de informações que estão à disposição das instituições de pesquisa desde que atreladas a projetos pré-aprovados e licenciados.

Ana Bernadete é coordenadora do Laboratório de Monitoramento de Biota Marinha – Projeto Cetáceos da Costa Branca, do Departamento de Ciências Biológicas da UERN. A pesquisadora faz parte da Rede de Informações e Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Brasil (Remab) e Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (Remane), ambas sob coordenação do CMA.