PMP

O Projeto de Monitoramento de Praias - PMP foi criado em atendimento às condicionantes ambientais de licenciamento de atividades de pesquisa e exploração de hidrocarboneto. Tem como principal objetivo o monitoramento de encalhes de fauna marinha no litoral brasileiro, e a avaliação dos potenciais impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural sobre os animais, principalmente aves, tartarugas e mamíferos marinhos.

O PMP subdivide-se por bacia sedimentar, sendo realizados monitoramentos diários de forma ativa/regular por instituições parceiras, que percorrem toda a extensão de praias em busca de carcaças e/ou animais debilitados.

Bacia de Santos (PMP-BS)

Ocorre desde 2015, o monitoramento compreende Ubatuba (SP) até Laguna (SC), totalizando aproximadamente 800 km. A instituição executora é a Fundação Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), que conta com os parceiros: Associação R3 Animal, Instituto Argonauta, Instituto Gremar, Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Projeto Baleia Franca, Projeto Biopesca e Projeto Tamar de SC e de SP.

A primeira etapa do PMP-BS tem duração de 21 meses, sendo sucedido pela Etapa 2, que irá abranger novas localidades.

Telefone em caso de avistamento: 0800 6423341

Bacia de Campos-Espírito Santo

Ocorre desde 2010, o monitoramento compreende Conceição da Barra (ES) a Saquarema (RJ), totalizando aproximadamente 763 km. A instituição executora é a CTA-Meio Ambiente, que conta com os parceiros: Instituto Baleia Jubarte, ORCA, Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos e Instituto Ecológico Megafauna Marinha (GEMM-LAGOS), Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (MAQUA) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e TAMAR do ES.

Telefone em caso de avistamento: 0800 00395005

Bacia Sergipe-Alagoas

Ocorre desde 2010, o monitoramento compreende Pontal do Peba (AL) a Sítio do Conde (BA), totalizando aproximadamente 254 km. Tem como parceiros a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) e o Tamar.

Telefone em caso de avistamento: 0800 0793434

Bacia de Potiguar (PMP-BP)

Ocorre desde 2009, o monitoramento compreende Aquiraz (CE) a Caiçara do Norte (RN), totalizando aproximadamente 336 km. A instituição executora é a Fundação Guimarães Duque (FGD), que conta com os parceiros: Projeto de Cetáceos da Costa Branca (PCCB), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – AQUASIS.

Telefone em caso de avistamento:

Os dados do PMP são uma importante ferramenta de apoio a tomadas de decisão, pois compõem o SIMMAM - Sistema de Apoio ao Monitoramento de Mamíferos Marinhos, ferramenta utilizada para integralização de informações pela REMAB - Rede de Encalhe e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil.