Pesquisador do CNPT realiza palestra sobre Turismo com Fauna na UniRio

1601126686567 Folder eletronico turismo com fauna Palestra PPG UniRio

A valorização, conciliação e disseminação dos conhecimentos científico e tradicional é uma das premissas de atuação do CNPT.

Diante dessa missão, o Analista Ambiental Marcelo Derzi Vidal, doutor em Biodiversidade e Conservação e integrante da equipe do CNPT, ministrará nesta terça-feira (29) a palestra "Turismo com fauna em Unidades de Conservação – pesquisando, manejando, melhorando", para estudantes do Programa de Pós-graduação em Ecoturismo e Conservação da UniRio, nível mestrado.

As interações turísticas com a fauna silvestre têm o potencial de auxiliar na conservação das espécies, satisfazer as expectativas do visitante e promover a geração de renda nas comunidades receptoras.

3C 3D

No entanto, sendo desordenadas, podem atuar como vetor de estresse e ameaça para a fauna e para os visitantes.

A palestra apresentará experiências de turismo com fauna em diversas regiões brasileiras e discutirá estratégias de pesquisa e manejo envolvendo as interações turísticas com botos-cor-de-rosa (Inia geoffrensis), jacarés (Caiman crocodilus e Melanosuchus niger) e cavalos-marinhos (Hippocampus reidi).

Dentre os desafios das interações com os animais destacam-se a oferta de alimentos que não compõem o cardápio natural das espécies, o excesso de visitantes envolvidos, a pouca informação repassada sobre aspectos biológicos e conservacionistas das espécies, e a insuficiente fiscalização das interações por parte dos órgãos ambientais.

Por outro lado, chama atenção as oportunidades de desenvolvimento e qualificação das experiências de turismo com fauna. A exploração do turismo embarcado não motorizado, o turismo científico e o turismo de base comunitária são alguns modelos que podem ser desenvolvidos.

Parabéns a todos os envolvidos nesta importante ação de levar conhecimento aos futuros profissionais com atuação multidisciplinar nas áreas protegidas brasileiras.

www.icmbio.gov.br/cnpt

@cnpt.icmbio