Quem somos
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) tem atuação em todo o território nacional e sede em Cabedelo, Paraíba. Foi criado em 2001, ainda no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e desde 2007 é um dos 14 centros de pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O CPB coordena o planejamento estratégico para a conservação dos primatas, tatus, tamanduás e preguiças brasileiros, incluindo a Avaliação do Risco de Extinção das espécies e a elaboração e implementação dos Planos de Ação Nacional para a Conservação daquelas ameaçadas de extinção. Em consonância com esse planejamento, o CPB coordena e executa projetos de pesquisa e ações de manejo aplicados à conservação dos primatas e xenartras ameaçados.
Além disso, o CPB analisa solicitações e emite autorizações para atividades com finalidade científica ou didática envolvendo primatas e xenartras brasileiros, por meio do Sistema de Autorização e Informação de Biodiversidade (SISBIO). O CPB também promove a capacitação de pessoal, orientando estudantes de diversos níveis, ministrando cursos e palestras e integrando bancas acadêmicas.
Redes Sociais