Encontro reúne educadores, comunidade e governo para promoção de escolas sustentáveis

No dia 15 de maio, cerca de 150 pessoas estiveram reunidas, dispostas a interagir e a construir com as equipes da Coordenação geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação, da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes e do Colégio Estadual Sebastião Moreira da Silveira - CESMS.

Essas instituições, em conjunto e com ajuda de facilitadores voluntários, foram as responsáveis pela mobilização, o planejamento e a promoção do Encontro de Formação da IV Conferência Infantojuvenil de Meio Ambiente - IV CNIJMA na APA Nascentes do Rio Vermelho. 

O evento aconteceu por ocasião do Trabalho Coletivo, atividade que reúne periodicamente professores da rede pública da região. A mobilização coordenada por Luciana Souto e Marcos Vieira, ambos do CESMS, possibilitou a participação de mais de 150 pessoas, entre alunos e professores de dez escolas dos municípios de Mambaí, Sítio D'abadia (GO) e Jaborandi (BA), abrangidos pela APA Nascentes do Rio Vermelho e a RVS Veredas do Oeste Baiano. O cidadão mais jovem presente tinha nove anos. Para participar era preciso ser
estudante, professor ou colaborador da Educação nas áreas abrangidas pelas UCs.

O encontro foi marcado por metodologias lúdicas e participativas, como Danças Circulares, Pedagogia da Cooperação e Oficina de Futuro. As falas e atividades foram registradas em Facilitações Gráficas, método de registro com desenhos e infográficos produzidos em tempo real.

A Coordenação geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação estimula a criação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas - COM-VIDAs. Esse é o primeiro passo para a participação na IV Conferência Nacional Infanto-juvenil de Meio Ambiente, cuja etapa nacional acontecerá em novembro, em Brasília. As COM-VIDAs são responsáveis por conduzir as etapas locais de discussão sobre como "Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis", que é o tema da conferência.

Eduardo Barroso, chefe da Reserva Extrativista de Recanto das Araras de Terra Ronca (GO), que tem sede no município de Mambaí, atentou para a importância da participação de todos na gestão cotidiana dos territórios inseridos em UCs e enfatizou o desejo de envolver as escolas e a comunidade no desenvolvimento sustentável da região do nordeste goiano. Paralelamente, Cristiano Cunha, consultor do MMA, e Giivago Oliveira, liderança de um Coletivo Jovem em Rio Verde (GO), trabalharam com as crianças e adolescentes, estimulando a criação de grupos de protagonismo socioambiental, para formação da juventude e atuação nos municípios.
 
Um ponto forte da atividade foi a condução das Danças Circulares pela colaboradora Karina Perpétuo. Os movimentos musicados elevaram a energia do grupo e animaram a participação no início da manhã e após o almoço. Já os painéis gráficos, produzidos por Karina e Carolina Ramalhete coloriram o ambiente e ficaram como registro da produção coletiva. Eles permanecerão disponíveis para consulta, expostos na Escola Sebastião Moreira da Silveira, ampliando o alcance da informação para quem não pôde estar presente.
 
Na parte da tarde foi realizada a Oficina do Futuro, quando os participantes puderam descrever sua escola dos sonhos, montando a árvore dos sonhos, e identificaram as pedras no caminho para alcançar o cenário idealizado. Foi um momento marcante, onde se destacaram realidades não identificadas pelos adultos. Todas as escolas finalizaram o dia com a indicação de representantes para a formação de suas COM-VIDAs e marcaram a data da próxima reunião da comissão, com o propósito de organizar suas conferências.
 
Ao final do dia, muita satisfação com a participação interessada, a disposição daqueles que viajaram desde os primeiros raios de sol para se juntarem ao grupo e a abertura de um espaço de diálogo. Sorrisos e elogios às equipes organizadoras do encontro. No círculo começou o dia e no círculo os olhares se reencontraram para a despedida. O desejo de todos é que este tenha sido apenas o primeiro de muitos encontros transformadores para trocar saberes, cuidar de comunidades e promover a conservação da riqueza natural. E que a união entre ICMBio, MMA, MEC, escolas e comunidades seja fortalecida e replicada em todas as UCs do Brasil.
 
Nossa Coordenação de Educação Ambiental, por meio das colegas Iaiá Floresta e Magnólia Barros, compõe o Comitê Consultivo Nacional da CNIJMA. Para essas servidoras, o encontro promovido pela APA Nascentes do Rio Vermelho é um exemplo exitoso que pode e deve ser seguido por outras UCs, buscando parcerias entre escolas, prefeituras e comunidade, visando à gestão participativa e sustentabilidade ambiental.
 
Fonte: ICMBio em Foco, edição 247 - DCOM / ICMbio