Reserva Extrativista Chico Mendes inaugura núcleo de educação ambiental

 
O "Projeto Construção Participativa e Sustentabilidade Hídrica", executado pela Cooperativa de Trabalho do Acre (COOTAC), realiza no dia 26 de junho, o lançamento do Núcleo de Educação Ambiental da bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla, localizado no Seringal Albrácia, Colocação Grugel, no município de Xapuri, interior da Reserva Extrativista Chico Mendes.
 
A finalidade do Núcleo é realizar encontros educativos para comunidades rurais, mensageiros da água e estudantes das escolas estadual, municipal e federal, com vistas no resgate da cultura local, promoção do aprendizado e o entendimento da importância para conservação e preservação dos recursos naturais da região, tendo como base a Educação Ambiental.
 
Segundo a coordenadora do projeto, Nazaré Macedo, a construção do Núcleo é uma iniciativa que busca retomar a questão cultural das comunidades rurais por meio do processo de ensino - aprendizagem focados na Educação Ambiental.
 
"Esse processo somente será possível se houver a valorização do saber local para que as comunidades por meio de suas experiências possam atuar como agentes do processo de construção do desenvolvimento e ao mesmo tempo a redução dos impactos ambientais, especialmente dos recursos hídricos", explicou a coordenadora.
 
Os encontros educativos a serem desenvolvidos no núcleo serão focados nas temáticas de recuperação de nascentes, recuperação de mata ciliar, recuperação de áreas degradadas com a utilização de sistemas agroflorestais, coleta seletiva, destino apropriado para o lixo e gestão ambiental.
 
"O núcleo tem uma arquitetura rústica, no qual foi aproveitada a matéria-prima fornecida pelos moradores da área. Possui compartimentos de alojamento, refeitório, local de higienização, sala de treinamento e espaço para as atividades culturais", contou a presidente da Cooperativa, Lúcia Hall.
 
A idealização do núcleo surgiu a partir de uma pesquisa de doutorado realizada no interior da bacia juntamente com as comunidades, que identificou a necessidade de revitalizar nascentes e recuperar áreas da bacia, como matas ciliares, pastos e quintais de escolas rurais em fase de degradação. Além disso, promover a mobilização social tendo como principal instrumento a comunicação e Educação Ambiental.
 
O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e tem como parceiros o governo do Estado, prefeitura municipal de Rio Branco, Xapuri e Brasiléia, Associação de Moradores da Resex de Xapuri (Amoprex) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 

Fonte: Portal Página 20