CMA e APA Cairuçu finalizam ciclo de oficinas de educação ambiental

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos - CMA e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu realizaram entre os dias 6 e 8 de agosto a última edição da oficina "Educação Ambiental com Arte", em Paraty (RJ).

O evento, direcionado às populações tradicionais, crianças caiçaras e indígenas da Aldeia Guarani de Paraty-Mirim, contou com a participação dos artistas plásticos Ivanilton Silva e Ana Borges.

Além de palestras, trilhas e atividades lúdicas envolvendo crianças e adolescentes, apresentando a biodiversidade marinha e o ecossistema manguezal, foi realizada a oficina Reutilizarte, voltada para a capacitação de agentes multiplicadores da região na produção de obras de arte a partir de objetos descartáveis. Houve ainda uma roda de conversa com os participantes sobre resíduos sólidos e a prática dos cinco Rs: repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e reagir.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Paraty, por meio da Coordenação de Educação Ambiental, do Parque Nacional da Serra da Bocaina e dos professores da rede municipal de ensino, o evento encerra um ciclo de oficinas de educação ambiental iniciado em 2010, tendo passado pelos municípios litorâneos de Alcântara (MA), nas localidades de Manival e Pacatíua; Mamanguape (PB), na Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape; Ilha de Itamaracá (PE), na sede nacional do CMA; e Porto de Pedras (AL), na Base
Avançada do CMA.