Asas do Jalapão promove formação para professores

Entre os dias 9 e 10 últimos ocorreu em Rio da Conceição (TO) mais um módulo de formação para professores intitulado "Recuperação de Áreas Degradadas I: identificação de fitofisionomias e espécies nativas do Cerrado, causas do desmatamento em Rio da Conceição e implantação de viveiros florestais".

O curso foi ministrado por Ana Carolina Barradas, analista do ICMBio, que divide a coordenação do Projeto Asas do Jalapão com o Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra e a Naturatins. Participaram 26 pessoas entre professores, conselheiros e atores locais. Isso significa 100% dos professores do pequeno município de Rio da Conceição, sede do escritório da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins.

Paralelamente à formação de professores, brigadistas e equipe da Esec, cerca de 35 pessoas realizaram atividades de sensibilização ambiental com os estudantes das escolas de Rio da Conceição, atingindo também 100% do público estudantil, de cerca de 500 pessoas. Entre as atividades realizadas pelos brigadistas destacam-se trilhas no rio Manoel Alves, córrego Prata e do Cipó Grosso, visita ao escritório do ICMBio, palestra sobre fogo e trabalho dos brigadistas – com direito à experiência com os EPIs e equipamentos de combate, histórias contadas e fotografias –, dinâmicas, gincana, vídeos, pinturas, colagens, oficinas de reciclagem e elaboração de textos.

O Asas do Jalapão é um projeto interinstitucional de educação ambiental cujo público são os docentes que atuam em municípios que têm interface com unidades de conservação na região do Jalapão, em Tocantins. Esse projeto prevê a formação continuada de professores por meio de módulos. E, a fim de ampliar a horizontalidade da formação, os docentes deverão desenvolver projetos com temas ambientais junto aos alunos. Nesse contexto, o grande desafio do Asas é despertar nos professores do Jalapão o sentimento de pertencimento, participação e responsabilidade com o meio ambiente.
 
No corrente ano, já foram realizadas duas ações de capacitação em Mateiros, com os temas "Incêndios florestais" e "Produção e correção textual"; dois em São Félix, com os mesmo temas; e um em Ponte Alta do Tocantins sobre incêndios florestais. Espera-se, ainda, que neste segundo semestre Ponte Alta e Rio da Conceição sejam contemplados com o curso "Produção e correção textual", a ser ministrado pela equipe da Ceulp/Ulbra, e a segunda etapa da formação em recuperação de áreas degradadas em Rio da Conceição, que focará nos aspectos relativos à produção de mudas.
 
Adicionalmente, está previsto intercâmbio de experiências entre professores dos quatro municípios, tal qual aconteceu ano passado, para, além de servir de momento de inspiração e motivação, promover debate sobre a continuidade do Asas com vistas ao planejamento para 2014.
 
Fonte: ICMBio em Foco, edição 258 - DCOM / ICMbio