Resex Maracanã implementa projeto de educação ambiental

Na segunda quinzena de agosto, a Reserva Extrativista Marinha de Maracanã implementou o projeto "Oficinas para Formação dos Comitês do Conselho Gestor da Resex Maracanã". O projeto está no âmbito do II Curso de Formação em Educação Ambiental na Gestão Pública da Biodiversidade, promovido pela Coordenação de Educação Ambiental - Coedu, e é a aplicação prática das cursistas Marília Mesquita, da Resex Maracanã (PA), e Priscila Rosa, da Resex Rio Cautário (RO), com orientação de Cláudia Cunha, do CNPT(AC).

O objetivo do projeto foi capacitar os beneficiários da Resex Maracanã – que possui grande número de comunidades e famílias – para a formação dos comitês que irão auxiliar o Conselho Gestor da UC. A formação desses comitês foi reivindicada pelos comunitários da Resex como iniciativa de extrema importância para potencializar as ações do Conselho Gestor e para que essas atinjam maior capilaridade.

Foram realizadas três oficinas no município paraense de Maracanã, das quais participaram comunitários, conselheiros e lideranças das comunidades da UC. Temas relacionados à gestão da Resex, organização social, ao papel dos atores sociais, às funções dos comitês do Conselho Gestor e ao perfil de seus membros foram trabalhados. Houve participação e envolvimento comunitários em todos os temas, principalmente nos trabalhos em grupo.

Como resultados imediatos, o projeto mobilizou os participantes para que realizem reuniões em suas comunidades para identificação dos membros dos comitês, possibilitou maior conhecimento da gestão da Resex sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais das comunidades e promoveu maior integração entre gestores, beneficiários e comunidades.

O projeto contou com o apoio da Universidade Federal do Pará, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maracanã.

Fonte: ICMBio em Foco, edição 262 - DCOM / ICMbio