Acadebio completa 4 anos de construção de conhecimentos pela conservação da biodiversidade

O 1º Curso de Formação em Gestão da Biodiversidade e Unidades de Conservação, que recebeu 175 novos
analistas ambientais do concurso de 2009, inaugurou em 8 de setembro de 2009 a Academia Nacional da Biodiversidade, a Acadebio, como componente da estratégia definida pelo ICMBio para propiciar, numa estrutura própria e adequada, formação e capacitação continuada ao seu quadro de servidores.

De lá para cá foram realizados 224 eventos, totalizando mais de 8.500 participantes. Mais de 60% dos eventos foram cursos para servidores do ICMBio, tratando de uma grande variedade de temas, e o restante foram oficinas de avaliação do estado de conservação de espécies e de elaboração e monitoria de planos de ação nacional para conservação de espécies ameaçadas de extinção, assim como reuniões temáticas, oficinas e seminários do Instituto Chico Mendes e de instituições parceiras.

Entre 2010 e 2012 houve aumento de cerca de 140% no número de eventos e de participantes na Acadebio. Essa expressiva taxa de crescimento foi considerada como claro indicador do sucesso da iniciativa do ICMBio em criar um espaço próprio para execução de seus cursos de capacitação e ainda para a execução de importantes eventos de construção de conhecimento com foco na conservação da biodiversidade brasileira.

Para Ricardo Brochado, chefe da Acadebio, "além do conhecimento construído e o desenvolvimento de competências para que o ICMBio caminhe em direção à sua missão institucional, os eventos na Acadebio promovem o encontro de servidores de todo o Brasil, gerando integração e sentimento de pertencimento a uma mesma casa, a uma mesma causa. Este aniversário representa quatro anos de construção de conhecimentos pela conservação da natureza que tem expressado resultados por todo o Brasil".

Fonte: ICMBio em Foco, edição 263 - DCOM / ICMbio