Educação ambiental é destaque na APA Serra da Mantiqueira

A Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, localizada entre os dois maiores centros urbanos brasileiros e inserida no bioma Mata Atlântica, vem desenvolvendo um programa continuado de educação ambiental, denominado Escola na APA, em parceria com a Escola Municipal Profª. Adelaide Maria Fleming Bacelar, de Itamonte (MG), localizada no bairro Novo Horizonte próximo à sede da UC.

Em agosto de 2012, o programa, que a princípio atendia alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental na faixa etária de 6 a 7 anos, iniciou visitas semanais à sede da APA. Já em dezembro foram finalizadas as primeiras atividades do programa, sendo retomadas em abril deste ano e estendidas aos alunos do 3º e 4º ano do mesmo nível de ensino, com visitas uma vez por mês. Até o momento foram realizadas 24 dessas visitas à sede da APA, localizada no Horto Florestal de Itamonte, sendo atendidas aproximadamente 65 crianças por mês. Até o final de novembro estão previstas mais 14 visitas.

Dentre os temas abordados estão a APA Serra da Mantiqueira e sua importância para a conservação do meio ambiente; a importância da água e sua adequada utilização; a biodiversidade da Serra da Mantiqueira e os seres vivos ameaçados de extinção; e a problemática do lixo – diversos tipos e destinos, como compostagem, reutilização e reciclagem. No desenvolvimento desses temas os alunos aprendem na prática a fazer o composto orgânico e participam de oficina de materiais reutilizáveis, confeccionando brinquedos com material previamente separado. O desenvolvimento de um ser vivo e a importância de alimentos saudáveis para a qualidade de vida também são temas discutidos, inclusive com a implantação de uma horta juntamente com os alunos, que além de plantarem realizam manutenção dos canteiros e, ao final, realizam colheita dos alimentos produzidos.

Além do programa Escola na APA, outras atividades têm sido realizadas – quase todas com apoiadores e parceiros –, como palestras para estudantes do ensino médio em datas especiais; comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente; arborização na praça de um bairro de Itamonte; minicurso de culinária com o pinhão; Cinema na Praça; e Gincana Ambiental.

Desde o início das atividades de educação ambiental até o momento a APA Serra da Mantiqueira atendeu, aproximadamente, 700 pessoas na unidade de conservação e seu entorno com a finalidade de promover a sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e estimular a sua participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

Escola na APA

Fonte: ICMBio em Foco, edição 264 - DCOM / ICMbio