ICMBIO E SOS MATA ATLÂNTICA REÚNEM VOLUNTÁRIOS NA APA GUAPIMIRIM

Brasília (08/10/2013) – Uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com a organização não governamental SOS Mata Atlântica realizou, no final de setembro, uma ação de plantio e manutenção de mudas na mata ciliar na Área de Proteção Ambiental (APA) Guapimirim, unidade de conservação (UC) federal localizada no Rio de Janeiro.

Antes do início dos trabalhos em campo os gestores do ICMBio fizeram uma apresentação para explicar a importância da preservação da região. Aproximadamente 100 voluntários participaram da iniciativa e plantaram 150 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica como, por exemplo, pitangueiras, goiabeiras, ingazeiros e pau-ferros.
Na ocasião, o ICMBio convidou artesãos locais para expor seus produtos feitos com o lixo encontrado no mangue. Dentre os produtos expostos, havia uma mesa feita de aros de bicicleta, um aquário com restos de uma cafeteira (o "cafequário"), botas-vasos e mesas de pneus.

APA Guapimirim

Gerida pelo ICMBio, a unidade de conservação foi criada em 1984 como resultado de um movimento da sociedade civil organizada e de pesquisadores. O objetivo da APA é proteger os remanescentes de manguezais situados na Baía de Guanabara, assegurando a sobrevivência de populações tradicionais que vivem dos recursos naturais. Localizada na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, a APA abrange os municípios de Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo.

Comunicação ICMBio (61) 3341-9280 - com informações da SOS Mata Atlântica