Rebio Jaru e universitários se unem para promover educação ambiental

Numa parceria com a Universidade Federal de Rondônia, a Reserva Biológica do Jaru está desenvolvendo o projeto "Educação Ambiental, sensibilização e curso de auto-formação para os professores na circunvizinhança da Rebio Jaru".

A iniciativa foi criada pelos acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental do campus de Ji-Paraná e vem atendendo desde maio as escolas do entorno da UC. As atividades do projeto incluem visitas mensais a três escolas do entorno, bem como duas visitas educativas à Rebio Jaru, sendo uma com os professores, já realizada em julho, e outra com os alunos, prevista para novembro. A ideia é promover um concurso entre os jovens interessados em conhecer a reserva, resultando no grupo que será contemplado com excursão à Rebio. 

Os temas desenvolvidos pelas atividades do projeto incluem áreas importantes para a preservação do meio ambiente, como uso e qualidade da água e dos solos, destinação de resíduos sólidos, prevenção e combate às queimadas, uso de agrotóxicos e outros.

O projeto é parte do Programa de Educação Ambiental da Rebio Jaru para 2013 e vem se mostrando muito bem aceito pelas comunidades do entorno. Para os anos seguintes, a expectativa é aprimorar as ideias que deram certo, a fim de construir e desenvolver novas ações de educação ambiental que possam alcançar desempenho e êxito semelhantes.

Fonte: ICMBio em Foco, edição 267 - DCOM / ICMbio