OFICINA MARCA ENCONTRO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPO

 Brasília (23/01/2014) - Com o objetivo de romper barreiras entre a cidade e o campo, além de adotar uma visão integrada de município, a Prefeitura de São José dos Campos (SP) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) promoveram a oficina do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF). O evento foi o marco inicial para construção de uma rede articulada de educação ambiental. Na ocasião foram levantadas prioridades e linhas de ação para melhorar as condições de vida das comunidades rurais, estimular a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável, garantindo assim, a preservação ambiental. A oficina contou com a participação de gestores públicos, órgãos governamentais de meio ambiente, técnicos, educadores, estudantes, representantes de ONGs e movimentos sociais, produtores rurais assentados e agricultores.

Para o produtor rural Ronaldo de Magalhães Castro, o caminho para o rural sustentável é a educação. "Esta é uma discussão muito importante, pois nosso município tem 70% de sua área em zona rural. Nossa sabedoria popular foi se perdendo para a cidade e hoje vivemos numa sociedade de consumo. Precisamos educar e dar instrumentos para a população rural plantar e cultivar seu próprio alimento", destacou. A moradora do Assentamento Nova Esperança e agricultora, Diurene Paulino, aprovou o encontro. "É a primeira vez que participo de algo parecido e estou feliz com a abertura desta porta para nós assentados. Estou levando conhecimento, muitas informações que eu não sabia, e até o caminho para buscar parcerias", afirmou.

O representante do Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio) no encontro, Fernando Sivelli, destacou a importância da articulação entre o poder público e a sociedade. "Com a sociedade abraçando este projeto teremos condições de fortalecer sua concretização e continuidade", ressaltou. A partir da oficina, será formado um grupo de trabalho para desenvolver estratégias de ação durante o próximo ano e que terá capacitações realizadas pelo Ministério do Meio Ambiente no âmbito do PEAAF. As contribuições também serão incorporadas ao processo de construção do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável de São José dos Campos (PDRS).

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9290