REBIO COMBOIOS ABRE INSCRIÇÃO PARA PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

Brasília (18/02/2014) - A Reserva Biológica (Rebio) de Comboios, no estado do Espírito Santo, abriu inscrições para universitários com experiência em pesquisa participarem do Programa de Voluntariado nos pontos de acesso das praias da unidade de conservação (UC).

A iniciativa, que conta com apoio da Coordenação-geral de Proteção (CGPRO) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), está em seu primeiro ano e será realizada de fevereiro de 2014 a março de 2015.

O Programa de Voluntariado tem como objetivo monitorar a utilização dos três pontos de acesso à Rebio Comboios, coletar dados sobre os usuários e as atividades realizadas na UC, e, ao mesmo tempo, repassar informações sobre a unidade de conservação, suas limitações de utilização e a vulnerabilidade da vegetação e das espécies protegidas. Os voluntários farão ronda diária para preenchimento de formulários, coleta de coordenadas geográficas e imagens e processamento de dados coletados.

As habilidades necessárias para os voluntários são conhecimentos em realização de pesquisa científica, em informática e para o uso do GPS, além de boa comunicação com o público. As horas de trabalho serão entre 16 e 20 horas semanais, dependendo da escala, com caminhadas de 2 km a 4 km diários em locais abertos.

O programa oferecerá certificados do trabalho voluntário e do treinamento e disponibilizará para os voluntários alojamentos, camiseta e ajuda na alimentação. Contudo, os estudantes não poderão contar com ajuda de custo monetário e proventos do ICMBio. O apoio no deslocamento dentro do estado poderão ser estudadas caso a caso.

Os interessados deverão enviar o currículo para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 28 de fevereiro, com o período de permanência, a necessidade ou não de alojamento e de ajuda de deslocamento de Linhares, Vitória ou São Mateus.

Treinamento

O treinamento, requisito necessário para a participação no projeto, ocorrerá de dois em dois meses. A capacitação dos inscritos na primeira fase foi realizado nos dias 4 e 5 de fevereiro e contou com o curso de monitoramento de ocorrências na área de utilização da Rebio, com 15 h/a. Como conteúdo programático, foi apresentada a área da UC e enfatizada sua importância para a conservação da diversidade biológica. A programação também contou com palestras de parceiros, como o Projeto Tamar, que divulgou o trabalho feito na Rebio Comboios de monitoramento e manejo das tartarugas marinhas, e a Reserva Biológica de Sooretama (ES), que apresentou o programa de monitoramento continuado dos atropelamentos na BR-101.

Segundo Antônio de Pádua, chefe da Reserva Biológica de Comboios, "a Rebio Sooretama apoiou o treinamento dos voluntários, trazendo as experiências de 6 anos de monitoramento de atropelamento de fauna feitos na UC. Essas ações conjuntas consolidam a integração das unidades de conservação que compõe o Mosaico da Foz Rio Doce".

"O objetivo do Programa de Voluntariado é termos um diagnóstico mais preciso sobre os usuários da Reserva Biológica de Comboios, ao mesmo tempo em que repassamos informações importantes sobre as normas de uso. Começou bem, e pretendemos ampliar e continuar as ações, que são previstas no Plano de Manejo", enfatizou Pádua.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280