ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE ESPELEOTURISMO

 Brasília (26/02/2014) - No mês de março, o município de São Desidério (BA) receberá o Curso de Capacitação em Espeleoturismo, voltado para profissionais da área e especialmente para guias e condutores que atuam na região do Alto, Baixo e Médio São Francisco. A atividade tem como objetivo capacitar os condutores das referidas regiões em temas relacionados ao meio ambiente, cultura, espeleologia, condução turística, segurança e primeiros socorros, além da gestão do turismo sustentável para aprimoramento da experiência turística em cavernas.

O curso terá um total de 30 vagas e as aulas serão divididas em teóricas e práticas. Os três módulos totalizarão 120 horas e serão realizados nas seguintes datas: Módulo I - Meio ambiente e culturas, espeleologia, de 24 a 28 de março; Módulo II - Noções de condução turística, segurança e primeiros socorros, de 05 a 09 de maio; e Módulo III - Turismo e sustentabilidade e gestão turística, de 02 a 06 de junho.

A ação conta com o apoio financeiro do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav/ICMBio). Na região do Médio São Francisco, o curso será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de São Desiderio. O projeto é considerado necessário pelo Plano de Ação Nacional (PAN) Cavernas do São Francisco em virtude do elevado número de cavernas abertas à visitação e da baixa qualidade na experiência turística verificada nestas cavidades.

Para participar, os interessados deverão solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 16 de março. Após o preenchimento da ficha, os candidatos deverão fazer um breve relato descrevendo sua experiência em Espeleoturismo e as razões pelas quais considera este curso importante. A equipe de organização dos cursos irá avaliar as candidaturas prontamente e enviará resposta por e-mail aos interessados até o dia 19 de março.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280