Sementes da agrofloresta germinam em UC do nordeste goiano

O som do motor da van dava ritmo ao sono de seus passageiros. Eram oito horas da noite de um sábado quando retornaram a casa. O cansaço era tão grande quanto a sensação de que a vida não seria mais a mesma. Doze agricultores de Projetos de Assentamento dentro da APA Nascentes do Rio Vermelho (GO) voltavam as suas casas após uma experiência transformadora.

Nos dias 7 e 8 de março, grupo composto por 12 agricultores, dois analistas ambientais e um técnico da Emater/GO fez a primeira viagem de intercâmbio do projeto "Agroflorestas do Cerrado: alternativa econômica e conservação da sociobiodiversidade no nordeste goiano". Nesses dias a equipe pode conhecer experiências exitosas de Sistemas Agroflorestais no bioma Cerrado em duas propriedades agroflorestais próximas de Brasília.

No primeiro dia a visita foi ao Sítio Semente, onde guiados pelo proprietário e agricultor Juã puderam conhecer uma experiência de oito anos de sistemas agroflorestais. No dia seguinte, foram até uma feira de produtos orgânicos, onde conheceram o sistema de cooperativa e a organização da feira, que existe há cerca de um ano no local.

Eles também visitaram a propriedade de Valdir, agricultor de quase 60 anos que há 4 anos trocou o sistema tóxico de agricultura, com base no uso de agrotóxicos e adubos químicos, e radicalmente transformou sua propriedade e suas técnicas com base nos conceitos agroecológicos. Atualmente ele fornece alimentos orgânicos em feiras e para outros grandes produtores que comercializam em supermercados de Brasília e Goiânia.

O projeto é uma iniciativa da Associação dos Agricultores do Assentamento do Atoleiro, construída junto com o NGI Mambaí. A iniciativa foi contemplada pelo Programa Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS), promovido pelo Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) com recursos do Banco Mundial.

Esta é mais uma conquista da estratégia de formação de parcerias que o NGI Mambaí tem priorizado desde o início de 2013. Ela complementa outros dois editais conquistados pela equipe do ICMBio e parceiros no ano passado, em execução em 2014. Os outros dois são o Programa de Extensão com o CDS/UnB e a Assistência Técnica em Frutos do Cerrado, em implementação pela Funatura, com recursos do Serviço Florestal Brasileiro.

Sandro Borges, chefe do RVS Veredas do Oeste Baiano, celebra a nova fase em que o escritório de Mambaí se encontra: "Tem contribuído para o processo de integração de gestão entre as unidades, otimiza os poucos recursos humanos do NGI e promove ações que abrem oportunidades de replicação nas demais UCs do núcleo".

Segundo Eduardo Barroso, chefe da Resex Recanto das Araras de Terra Ronca e chefe substituto da APA Nascentes do Rio Vermelho, este projeto atraiu o agricultor familiar da APA Nascentes do Rio Vermelho, que começa a acreditar na necessidade de mudança de suas práticas agrícolas para um modelo que promova a recuperação do solo e da biodiversidade. Além disso, agrega a população no cumprimento dos objetivos das UCs.

Conforme publicado na última edição do ICMBio em Foco, o edital PPP-ECOS foi reaberto pelo ISPN e aceita novos projetos até o dia 6 de junho. Mais informações em http://bit.do/ppp-ecos.

Fonte: ICMBio em Foco - 289