4º CICLO DE GESTÃO PARTICIPATIVA É REALIZADO NA ACADEBIO

 4º CICLO DE GESTÃO PARTICIPATIVA É REALIZADO NA ACADEBIO

A Coordenação Geral de Gestão Socioambiental do Instituto Chico Mendes – CGSAM/DISAT/ICMBio realizou o Seminário de Monitoramento de Projetos, de 1º a 4 de abril, na Acadebio, em Iperó (SP). O evento faz parte do 4º Ciclo de Gestão Participativa e o objetivo foi compartilhar o estágio atual de implementação dos projetos elaborados pelos participantes do curso, avaliar e ampliar aprendizados e fortalecer os vínculos interpessoais e interinstitucionais.

Na programação, exposições dialogadas dos convidados e trabalhos em grupo. O curso contou com a participação de 25 servidores do ICMBio de todas as regiões do país, três instrutores que compartilharam suas experiências (Sylvia Chada, Pablo Saldo e Alexandre Cordeiro), dois convidados (Fabrício Cruz, da Resex Ouro Preto, e Cláudio Medeiros, da NexUCs), além da coordenadora-técnica do curso, Virgínia Talbot, e da monitora Luciana Ribas.

"A palestra serviu para que os participantes trabalhassem em grupo no aprimoramento dos projetos sob a orientação dos instrutores e montarem painéis expondo os objetivos, resultados e atividades elaborados até agora, bem como os próximos passos do projeto até o término do curso, em agosto de 2014", disse Virginia Talbot.

Na avaliação do coordenador de Gestão Participativa, Carlos Felipe Abirached,
os projetos implementados a partir da formação desenvolvida nos quatro Ciclos de Gestão tem obtido bons resultados ao estimular e qualificar a participação da sociedade na gestão da biodiversidade e no aprimoramento da gestão participativa das UCs.

Fortalecimento Institucional

Uma das contribuições do 4º Ciclo de Gestão é qualificar ainda mais através dos projetos provenientes de diversas áreas do instituto e de parceiros, promovendo sua interlocução com temas tais como Plano de Manejo, Criação de Unidades de Conservação, licenciamento de petróleo e gás (Ibama), Plano de Recursos Hídricos (ANA), formação, renovação e fortalecimentos de conselhos, educação ambiental, capacitação de professores e plano estadual de proteção à biodiversidade (de Minas Gerais).

O Ciclo de Gestão é oferecido na ACADEBIO todos os anos a partir de um processo de seleção. Podem participar servidores do ICMBio e os servidores de órgãos do SISNAMA.
O próximo momento presencial será realizado em agosto, quando serão apresentados os resultados alcançados, as lições aprendidas, realizada a avaliação geral do curso e a formatura dos alunos.

Com informações da Disat/ICMBio