Unidades promovem capacitação de educadores

A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas e o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz, ambos localizados nos municípios de Aracruz, Fundão e Serra (ES), realizaram nos dias 2 e 3 de maio o I Curso de Capacitação de Educadores das Escolas Municipais do Entorno das Unidades de Conservação, no município de Fundão. O evento, que já foi promovido em Aracruz, teve a participação de 35 professores da rede municipal de ensino Infantil e Fundamental.

O objetivo foi apresentar conteúdos sobre o tema "Unidade de Conservação (UC)". Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a APA e o RVS e desenvolver atividades práticas que subsidiarão o desenvolvimento dos assuntos abordados em sala de aula. Ao final do curso, as escolas elaborarão projetos práticos a serem realizados com o acompanhamento das unidades.

Renato de Almeida, instrutor do curso, ressaltou que a comunidade escolar, os espaços formais de educação, os gestores educacionais e os educadores são indispensáveis nas ações de educação ambiental. "Essa troca de saberes representa uma oportunidade de gestão participativa do uso dos recursos naturais e a construção de um espaço de reflexão da comunidade na busca de estabelecer e fortalecer sua relação com o ambiente, reconhecendo a si e a natureza como integrantes de uma rede de relações dinâmicas e interdependentes", afirmou.

O curso de capacitação foi proposto pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da APA Costa das Algas e do RVS de Santa Cruz, e realizado como cumprimento de condicionante do processo de licenciamento ambiental do Estaleiro Jurong Aracruz.

Fonte: ICMBio em Foco, edição 295