PARQUE NACIONAL PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CRIANÇAS EM FERNANDO DE NORONHA

 Brasília (12/06/2014) - Voluntários do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha realizaram uma série de atividades lúdicas de educação ambiental com as crianças da Creche Bem me Quer e da Escola Arquipélago. O evento aconteceu em parceria com o Circo Caracas durante a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Nos dois primeiros dias, os educadores abordaram o tema "lixo". Por meio de um teatro com participação das crianças, os voluntários despertaram a consciência sobre a destinação correta dos resíduos. "As crianças se mostraram muito protetoras dos animais. Na peça, elas perceberam que o consumo incoerente gera lixo, que prejudica as espécies marinhas, como a Tartaruga. Foi gratificante ver que elas entendem a importância de preservar a natureza. Isso me motiva a continuar esse trabalho de educação ambiental", comentou o estudante voluntário do Parque, César Kaczam. Durante a apresentação, os pequenos tiraram fotos com as personagens principais da peça: Raimundão, Tartaruga e a Raia Pintadinha.

Na ocasião, os alunos também visitaram a horta agroecológica do Parque Nacional e aprenderam a identificar uma série de ervas, frutas e verduras. "Esse tipo de atividade é muito importante para a formação das crianças. Tirá-las da sala de aula para entrar em contato com a natureza é fundamental. Colocar as mãos na terra, saber o que é saudável, identificar o que os pais plantam e entender também o que pode ser cultivado em Noronha é fundamental", explicou o ecólogo e voluntário, Vitor Renck.

A coordenadora do programa voluntariado, Jéssika Mendes, ressaltou a importância do trabalho e disse estar satisfeita com os resultados. "A parceria do Parque Nacional com os gestores escolares está cada vez mais forte. Os resultados têm sido muito positivos e esse é o reconhecimento do bom trabalho educativo que vem sendo desenvolvido. Assim, acredito que a comunidade está se conscientizando sobre a importância das Unidades de Conservação (UCs) não só para a preservação, mas também para a educação das futuras gerações", finalizou.