Ciclo de Gestão aborda ferramentas participativas

A Acadebio sediou, entre os dias 20 e 24 de agosto, o terceiro de cinco módulos do Ciclo de Gestão Participativa, cuja primeira edição foi em 2010. Desta vez o evento recebeu cerca de 40 pessoas, abordando o tema “Ferramentas Participativas”.

Na área do conhecimento, o objetivo do evento foi que seus participantes entendessem as ferramentas e técnicas participativas aplicáveis a diferentes fases da gestão ambiental adaptativa, entendessem as facilidades e dificuldades de todo processo de participação da sociedade na gestão ambiental por meio do uso de ferramentas e técnicas participativas e conhecessem e discutissem a aplicação de ferramentas e técnicas participativas na gestão ambiental de forma crítica.

Na área da habilidade, o evento explorou a capacidade do gestor para o desenvolvimento de projetos em que a sociedade participa como ator em todas as fases e praticar a aplicação de ferramentas e técnicas que auxiliam a participação social na gestão ambiental. Por fim, na área da atitude, o curso teve a finalidade de adotar procedimentos positivos em direção a construção de ambientes favoráveis a gestão participativa e cooperativa, por meio da aplicação de ferramentas e técnicas que estimulem a inclusão social.

O público alvo do evento foram agentes públicos envolvidos com a gestão da sociobiodiversidade, entre servidores do ICMBio e das  secretarias estaduais de Meio Ambiente. A justificativa para a execução deste terceiro módulo é que existe grande número de métodos, ferramentas e técnicas que visam à inclusão social em projetos e programas relacionados à conservação da natureza.No entanto, saber dialogar com as comunidades e outros setores da sociedade, visando à gestão ambiental adequada, integrando diferentes atores sociais, ainda tem sido grande desafio. É necessário saber entender a percepção da sociedade e negociar.

A promoção do diálogo é facilitada com o uso de ferramentas, exploradas neste evento, que podem ser usadas em diferentes fases do Ciclo de Gestão Adaptativa como planejamento e mobilização, desenvolvimento, avaliação e monitoramento de ações. Além de conhecer as técnicas e ferramentas, os gestores necessitam desenvolver competências, o que é oferecido no decorrer deste ciclo por meio de intensa aplicação de técnicas e avaliação constante dos procedimentos utilizados. Os gestores também necessitam refletir sobre o uso de técnicas e ferramentas participativas dentro de um processo político, desmistificando-se o uso de ferramentas como prática fácil e rápida, somente voltada a diagnósticos.

Durante o evento foram realizadas atividades que puderam garantir a proposta metodológica do “aprender fazendo”, com práticas de técnicas e ferramentas participativas. A avaliação foi feita de forma continuada, realizada pelo Comitê Diário de Autogestão, analisando o percurso do próprio módulo, e pelos instrutores, ao final de cada dia, buscando analisar o desenvolvimento da turma,  suas dificuldades e potencialidades para melhorar o processo de construção coletiva.

FONTE: ICMBio em foco – DCOM / ICMBio