Educação ambiental na Reserva Biológica da Mata Escura

 A Reserva Biológica da Mata Escura, em Minas Gerais, numa parceria com a Associação Ora-pro-nobis e a Secretaria de Educação de Jequitinhonha, promoveu na última semana o I Encontro de Educação Ambiental em Jequitinhonha. O evento foi uma oportunidade para divulgar a unidade e o Instituto Chico Mendes, ainda pouco conhecidos na região.

Professores, representantes das escolas da zona urbana e rural de Jequitinhonha e de instituições que trabalham com crianças e jovens, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Educação de Almenara e Sindicato dos Trabalhadores Rurais participaram do encontro, que teve entre seus objetivos divulgar a reserva biológica e sua nova marca, sensibilizar os professores/supervisores para trabalhar educação ambiental no plano de aula e conhecer as atividades dessa área em desenvolvimento nas escolas municipais.
 
Segundo Márcia Nogueira, chefe da Rebio, “o evento foi uma oportunidade para nos aproximarmos da comunidade. Os professores se mostraram animados em conhecer melhor a unidade e desenvolver mais projetos de educação ambiental nas escolas”.
 
A programação incluiu a palestra “Meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, por Luiz Antônio Ferreira, educador ambiental e coordenador de projeto da Fundação Aperam Acesita, no município de Timóteo, em Minas Gerais. Três oficinas foram realizadas para os professores da rede municipal da zona rural de Jequitinhonha com objetivo de mobilizá-los para realização de atividades de educação ambiental nas salas de aula.
 
Para o próximo ano está prevista a realização de oficina de elaboração de projetos com os professores que participaram deste evento e dois encontros para os professores da área urbana de Jequitinhonha e da zona rural inseridas no entorno da reserva biológica no município de Almenara. 
 
“Neste encontro tivemos a participação de aproximadamente 52 professores, o que representa cerca de 70% dos professores da zona rural de Jequitinhonha. Esperamos atingir todos os professores da zona rural, ou seja, que 100% passem pelas oficinas de sensibilização. Superamos nossas expectativas”, ressaltou Márcia. O evento teve apoio do Rotary Club de Jequitinhonha e Grupo Renascer.
 

Fonte: ICMBio em Foco, edição 220 - DCOM / ICMbio