Resex Terra Grande-Pracuúba inicia trabalho em turismo de base comunitária

A Reserva Extrativista Terra Grande-Pracuúba, no estado do Pará, iniciou, por meio de parceria com o Instituto Peabiru, trabalho de diagnóstico sobre as potencialidades de turismo de base comunitária - TBC na unidade, buscando traçar novas alternativas de renda, capacitação e desenvolvimento da organização social da Resex.

A atividade foi realizada pela gestora da unidade, Aline Simões, e a colaboradora Ana Gabriela da Cruz Fontoura. No período de 3 a 12 de novembro foram visitadas as comunidades do Umarizal, Turé, São Sebastião, São Joaquim, Timbotuba e Mucutá.

A ideia é trabalhar o turismo de base comunitária como ferramenta auxiliar na dinamização da economia local, mais uma opção de desenvolvimento social dessas comunidades, com a busca de mais cursos, melhoria nas condições de organização social e na infraestrutura local, promovendo a participação da comunidade no planejamento, na construção e administração da atividade.

Essa primeira etapa foi de conhecimento da área, com visitas para identificação de possíveis pólos de destaque, relacionando a beleza cênica, as atividades culturais ou peculiaridades, como festividades, tudo isso por meio de visita in loco, entrevistas com os comunitários, tentando identificar potencialidades e obstáculos. Tudo pensado para mapear áreas de interesse e futuramente realizar o planejamento do turismo de base comunitária – a realização de inventário, diagnóstico e estudo de viabilidade econômica – que será o próximo passo dentro da Resex.

"O TBC é mais uma opção de trabalhar a comunidade, levantando a autoestima, trabalhando a valorização cultural, trazendo as belezas e possibilidades dessa região do Marajó. Vamos trabalhar com capacitação, através de boas práticas na alimentação, reciclagem do lixo, comunicação interna, organização social, associativismo e cooperativismo, além de todas as vertentes de produção. Tudo isso já está em sintonia com o trabalho planejado para a unidade. Então, o TBC é também bem-vindo para contribuir nessa jornada", afirmou Aline Simões, chefe da UC.

As atividades de turismo de base comunitária e a parceria com o Instituto Peabiru estão em sintonia com as atividades previstas para o Marajó como um todo. Além do início dos trabalhos na Resex Terra Grande-Pracuúba, acontecerá nos dias 6 e 7 de dezembro, em Belém, a oficina sobre TBC em Unidades de Conservação Federal, que contará com a participação das unidades do Arquipélago, além de Santarém, Tucuruí, Salgado Paraense e outros, trazendo o debate para mais perto das comunidades e dos gestores.

Seguindo essa linha de ação, em janeiro do próximo ano acontecerá intercâmbio do TBC no Marajó, com a participação das reservas extrativistas Terra Grande-Pracuúba e Mapuá, que iniciarão os trabalhos de capacitação na comunidade do Pesqueiro – Resex Marinha de Soure – com o Projeto VEM - Viagem Encontrando Marajó. Serão sete dias de atividades com mais de 20 integrantes, todos imergindo no tema, buscando conhecer melhor as vantagens, desvantagens e potencialidades do TBC em suas vidas.

 

Fonte: ICMBio em Foco, edição 223 - DCOM / ICMbio