RIO +VIVO NO ASAS DO JALAPÃO

III módulo.Ponte AltaNo dia 10 de novembro, as professoras Medina e Valquíria representaram o CEULP/ULBRA no III módulo do Projeto Asas do Jalapão. O evento, denominado Projeto Ponte Alta Rio +Vivo, foi realizado pelas escolas municipais e estaduais e teve como objetivo o início de revitalização e preservação do Rio Ponte Alta que corta a cidade homônima e está em processo de assoreamento e degradação.

O pátio da Escola Estadual Joana Medeiros estava lotado de crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade de Ponte Alta do Tocantins. Todos curiosos para verem os resultados do trabalho iniciado em agosto deste ano. E valeu a pena estar presente para prestigiar.

Nas paredes estavam expostas pinturas e fotografias de distintas atividades realizadas tanto dentro quanto fora das salas de aula. Pelos corredores movimentavam-se professores entre orgulhosos e nervosos, esperando o momento da apresentação dos pupilos. Papéis coloridos, como também faixas e banners com informações alusivas ao projeto, adornavam todo o local.

O destaque, no entanto, foi a presença de palco dos pequenos artistas. Com microfone nas mãos, meninos e meninas falaram da necessidade urgente de limpar, cuidar e preservar o Rio Ponte Alta que é importante recurso hídrico de/para todos. Os alunos se expressaram de forma segura e contundente por meio de paródias, poemas, danças, rap, dramatizações e vários vídeos que foram preparados nesses dois meses. Eles arrancaram aplausos do público que prestigiou o momento artístico.

Maria Áurea, professora, afirmou ter gostado muito do projeto ASAS, porque “mostrou resultados concretos” e, empolgada, disse que o “trabalho precisa continuar no próximo ano”. Já a diretora Shádia destacou “a interação entre os profissionais das escolas, pois tudo foi realizado a partir de reuniões, de decisões coletivas”. De fato, a seriedade e harmonia dos alunos durante as apresentações demonstraram esforço e empenho dos educadores que estão de parabéns. De fato, valeu a pena ter testemunhado esse terceiro módulo.

Participaram do ASAS, em Ponte Alta do Tocantins: Colégio Estadual Odolfo Soares, Escola Estadual Joana Medeiros, Escola Estadual Alcides Rufo, Secretaria Municipal de Educação, Associação dos Moradores do Bairro Nova Esperança e alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo.

O Projeto Asas é um curso de formação de Agentes de Sensibilização Ambiental que visa à difusão de conhecimento científico sobre meio ambiente para a sociedade. O ASAS está inserido no Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão e é realizado pelos parceiros: JICA, ICMBio, Naturatins, SEMADES, SEDUC, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) e prefeituras municipais.

 

Texto: Maria de Fátima Rocha Medina - Imagem: Valquíria de Lima Maranhão