Escolas de Florianópolis recebem material informativo do ICMBio

A Secretaria de Educação de Florianópolis recebeu em fevereiro 37 coleções de material informativo sobre os trabalhos desenvolvidos na região pelo ICMBio e parceiros, que deverão ser distribuídas às 37 escolas municipais de ensino fundamental. A iniciativa está prevista na parceria firmada entre a Estação Ecológica de Carijós e a Secretaria de Educação, visando o estabelecimento de uma agenda de atividades de educação ambiental.

Segundo o chefe da Esec, Sílvio Souza, o material entregue será reunido ao acervo de cada escola para ser utilizado em atividades educacionais. A coleção contempla 30 revistas “Conservação da Biodiversidade na Zona Costeira e Marinha de Santa Catarina” (disponível no portal do ICMBio), um filme, folheto e cartaz do ICMBio e de parceiros, folheto da Reserva Biológica Arvoredo e do Plano Nacional de Albatrozes e Petréis, calendário do ICMBio, etc. 
 
Além disso, está sendo elaborada junto com a Secretaria de Educação uma agenda de visitas monitoradas dessas escolas à Esec com atividades de palestra e trilha na restinga/manguezal. “Em 2012 essas visitas envolveram mais de 500 alunos de diversas escolas e universidades. A expectativa agora é receber uma turma pela manhã e outra à tarde, em todas as sexta-feiras de abril a junho e de agosto a outubro”, informa nosso colega. 
 
Durante as visitas monitoradas é apresentado o trabalho de todas as unidades descentralizadas sediadas na Esec e que compõem o Núcleo de Gestão Integrada de Unidades Marinho-Costeiras de Santa Catarina – Rebio Arvoredo, APA Anhatomirim, CR9, CMA e Cemave. Em paralelo vem sendo elaborado um programa de educação ambiental mais abrangente, em parceria com a equipe da Rebio Arvoredo, a Universidade Federal de Santa Catarina e ONGs. 
 
Fonte: ICMBio em Foco, edição 235 - DCOM / ICMbio