APA Guapimirim reúne diretores de escolas da região

Finalizado parcialmente o diagnóstico sobre educação ambiental nas escolas da região da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim (RJ), que foi tema de um projeto Pibic/ICMBio em 2011-2012, era hora de dar um passo adiante. No último dia 4 estiveram presentes na sede da APA Guapimirim e da Estação Ecológica da Guanabara dez diretores de escolas e representantes de duas secretarias municipais de educação. Os objetivos do encontro eram reforçar a importância das unidades de conservação na realidade local, apresentar os resultados do diagnóstico e mostrar propostas de ações levantadas a partir das demandas dos educadores.

O dia teve início com café da manhã e dinâmica de apresentações, onde se constatou que 76% dos presentes conheciam a APA Guapimirim, porém apenas 23% sabiam sobre a Esec Guanabara. Esse baixo percentual pôde ser compreendido ao se perceber que 69% dos participantes não haviam participado dos seminários em 2011. Klinton Senra, chefe da Esec, fez uma apresentação sobre as UCs. A analista Juliana Fukuda mostrou os resultados do diagnóstico realizado em 2011 e 2012, do qual participaram 236 educadores – professores, coordenadores pedagógicos e diretores – de 27 escolas de três municípios. O trabalho está nos anais do IV Seminário de Pesquisa do ICMBio.

Ela concluiu sua apresentação mostrando iniciativas que foram buscadas a partir das demandas dos educadores durante os seminários como, por exemplo, o contato de uma cooperativa local de catadores que pode recolher material reciclável nas escolas enquanto não há coleta seletiva feita pelo município. Em seguida, Juliana apresentou brevemente a publicação “Plantando Cidadania”, da SOS Mata Atlântica, da qual foi doado um exemplar a cada escola. Foi feita então uma dinâmica adaptada deste livro com os participantes.

À ONG Guardiões do Mar e à Petrobras foi solicitado que suas ações se voltassem às escolas da região da APA Guapimirim. Convidada a mostrar suas propostas, a ONG ofereceu às escolas da região a realização de palestras gratuitas aos professores, com os temas “conservação de recursos naturais”, “eficiência energética” e “consumo consciente”, parte do projeto Uçá. Representantes da Petrobras oferecerão cursos de 80 horas para professores, como condicionante de um empreendimento na região. Ao final do encontro, foi proposto que se criasse uma rede virtual dos educadores da região e que anualmente pudesse ser feito um encontro, com troca de experiências bem-sucedidas, entre as escolas da região.

 

Fonte: ICMBio em Foco, edição 241 - DCOM / ICMbio