Flonas do Sul participam da Oficina de Redes

As florestas nacionais da região Sul estiveram reunidas na Floresta Nacional Três Barras (SC), nos dias 9 e 10 de maio, para participar da Oficina de Redes: Conceitos e Aplicações. O evento foi promovido pela Embrapa Florestas em parceria com o ICMBio.

O objetivo do encontro foi trabalhar, por meio de ferramentas participativas, o conceito de Redes de Pesquisa e Desenvolvimento na conservação e uso sustentável da biodiversidade, com foco no uso múltiplo sustentável e na geração de renda para agricultura familiar e populações tradicionais, além da construção de estratégia de organização das equipes do Instituto Chico Mendes e parceiros envolvidos para que as redes de trabalho sejam mais eficientes e focadas no tema proposto.

As Flonas da região Sul possuem histórico comum que as difere de outras UCs da mesma categoria em outras regiões do país. Em sua maioria, foram originadas a partir do Instituto do Pinho e IBDF, tendo forte vinculação com a produção de madeira e mudas. Seus objetivos se modificaram ao longo do tempo e hoje se adequam ao SNUC, com destaque para o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas. A oficina é mais uma etapa de um processo destinado a levar essas unidades a alcançarem esses objetivos.

Como resultados, o encontro propiciou a cada Flona e aos demais participantes a identificação de possibilidades de articulação de suas redes de relação intra e interinstitucional e das ofertas e demandas de cada instituição ou unidade participante para a rede. Com esse exercício, percebeu-se forte complementariedade entre as instituições.

Entre os encaminhamentos, será feita a caraterização das áreas das Flonas atualmente ocupadas por espécies exóticas, que deverá ser executada até o final de junho próximo; a elaboração de um projeto de PAN para a Floresta com Araucária, a ser articulado pela rede; e a realização de uma oficina de trabalho em agosto, para apresentação do projeto de PAN.

Também está prevista discussão com as instituições parceiras sobre a destinação das áreas atualmente ocupadas por plantações de árvores exóticas (pinus Flonas do Sul participam da Oficina de Redes e eucalipto), que estão em processo de supressão e venda, visando à proposição e implantação de novos projetos voltados aos recursos florestais nativos e à promoção do desenvolvimento socioambiental, com foco na conservação da biodiversidade e na geração de renda para as populações que vivem e convivem com a floresta na região Sul.

O evento contou com a participação de sete das dez florestas nacionais da região Sul, da Coordenação Regional 9 e da Coordenação de Apoio à Pesquisa, além da Embrapa Florestas, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões. 

Fonte: ICMBio em Foco, edição 245 - DCOM / ICMbio