Parque Nacional do Caparaó realiza coleta seletiva em escolas municipais

Visando incrementar os trabalhos de educação ambiental, o Parque Nacional do Caparaó (MG/ES), além de fazer palestras educativas, iniciou a realização de coleta seletiva nas escolas municipais Eugênio Tavares e José Emerich. Uma vez por mês, funcionários do parque vão até às escolas e recolhem o material, posteriormente destinado à reciclagem.

Esse material é armazenado na própria unidade, em local fechado. Depois, juntamente com o que foi recolhido dentro da UC, é levado de caminhão para a Associação de Catadores em Manhumirim. Elianir Fernandes Bezerra, coordenador de Uso Público do Parna, afirma que o trabalho em parceria com as escolas do município de Alto Caparaó mostra que ambos estão preocupados com a destinação dos resíduos sólidos. "Esta parceria vem contribuir com nosso trabalho de educação ambiental e mostra que o parque está muito atento tanto às questões dentro da UC quanto aos problemas dos municípios do entorno", ressaltou Elianir.

Há aproximadamente três anos, o Parque Nacional do Caparaó realiza coleta seletiva em sua área. Foram colocados recipientes nas áreas de acampamento e visitação para que, além dos funcionários, os visitantes também possam fazer a separação do lixo e descartá-lo em local correto. Os rejeitos são recolhidos pela prefeitura, e o material reciclável levado para a associação de catadores é encaminhado para a Usina de Triagem e Compostagem São Francisco de Assis, na cidade de Manhumirim.

Fonte: ICMBio em Foco, edição 245 - DCOM / ICMbio