ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE TAMOIOS participará do Festival de Aves de Paraty 2016, apresentando sua Avifauna Marinha

Mais uma vez a Estação Ecológica de Tamoios participará do Festival de Aves de Paraty, que este ano acontecerá entre os dias 15 e 17 de setembro de 2016, no Morro do Forte, na cidade de Paraty (RJ). Uma equipe de servidores e voluntários estará diariamente no stand do ICMBio atendendo àqueles que quiserem saber um pouco mais da rica avifauna marinha que ocorre na Unidade.

A Estação Ecológica de Tamoios é a única unidade de conservação marinha de proteção integral da baía da ilha Grande, sendo responsável pela preservação de 5,69% deste importante ecossistema. Dentre seus objetivos, está a preservação das áreas de nidificação, pouso e alimentação da avifauna marinha.

Foi registrada a ocorrência de 19 espécies de aves marinhas e aquáticas na ESEC Tamoios: Atobá-pardo; Fragata; Trinta-réis do bico amarelo; Trinta-réis do bico vermelho; Trinta-réis real; Gaivotão; Garça-branca grande; Garça-branca pequena; Socó-grande; Ostreiro; Martim-pescador; Maçarico pintado; Vira-pedras; Savacu; Savacu-de-coroa; Biguá; Quero-quero; Batuíra de bando e Pinguim de Magalhães.

As ilhas mais utilizadas pelas aves marinhas são o Rochedo de São Pedro, Sabacu, Ganchos, Laje do Cesto e Zatim. Seus costões rochosos oferecem abrigo para diversas espécies pescadoras e podem servir de pouso temporário para aves migratórias, que ali encontram abrigo e alimento durante sua jornada.

CONVITE-DIGITAL

trinta-réis grupo