ESEC TAMOIOS lança Guia de Identificação de Bioinvasores Marinhos

Espécie exótica é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural. A espécie exótica se torna Invasora, quando possui abundância ou dispersão geográfica que interfere na capacidade de sobrevivência de outras espécies em uma região ou quando a espécie causa impactos mensuráveis em atividades sócioeconômicas ou na saúde humana.

Com a crescente globalização e o consequente aumento do comércio internacional, espécies exóticas são introduzidas, intencional ou não intencionalmente, para locais onde não encontram inimigos naturais, tornando-se mais eficientes que as espécies nativas no uso dos recursos. Dessa forma, multiplicam-se rapidamente, o que ocasiona o empobrecimento dos ambientes, a simplificação dos ecossistemas e até mesmo a extinção de espécies nativas.

No âmbito do Projeto Eclipse da estação ecológica, foi produzido o Guia de Identificação de Espécies Exóticas Invasoras Marinhas da Baía da Ilha Grande, RJ, que começará a ser distribuído aos mergulhadores e operadoras de mergulho recreativo da região. Além das fotos dos bioinvasores, este guia informa um endereço eletrônico (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) para que o mergulhador informe a localização, caso aviste alguma destas espécies. Com isso, a ESEC Tamoios pretende, além de auxiliar na identificação das espécies invasoras, mapear sua distribuição, contando com o apoio do maior número de usuários.

FRENTE VERSO