ESEC Tamoios promove a limpeza do fundo marinho de suas ilhas na Baía de Ilha Grande

A Estação Ecológica de Tamoios juntamente com a Operadora de Mergulho Adrenalina, promovem a realização do Projeto Limpeza-Sub ESEC Tamoios, idealizado pelo estagiário Heitor Nogueira e orientado pelo analista ambiental Eduardo Godoy. O projeto consiste na limpeza do fundo marinho de uma das ilhas da estação (onde é proibido a pesca, mergulho, fundeio, construções e desembarque), buscando a retirada de todo o lixo e petrechos de pesca abandonados, perdidos ou descartados (PPAPD) que são responsáveis pela chamada pesca fantasma (captura acidental de espécies alvo e não alvo da pesca).

 

Para a realização do projeto, a equipe da ESEC contará novamente com o apoio da Operadora de Mergulho Adrenalina, de Paraty-RJ (que já apoiou a UC na Operação Eclipse 2 em 2015) e de mergulhadores voluntários dispostos a ajudar na limpeza do oceano.

 

O projeto será de grande importância para a biota marinha da ilha escolhida, pois irá retirar perigos que ameaçam a vida da comunidade biológica local, além de servir como uma ferramenta de educação e sensibilização ambiental, destacando o papel da estação ecológica na preservação do meio ambiente e a problemática do lixo no fundo marinho.

 

A data prevista para o evento é o dia 22 de março de 2017 e cada dupla de mergulhadores voluntários realizará dois mergulhos. O material retirado será pesado, classificado e finalmente será dada uma destinação correta ao mesmo.

 

O projeto também busca promover e divulgar a ideia do trabalho unificado da sociedade para proteger e revitalizar os oceanos, base para a vida em todas as formas. Para os criadores do projeto Limpeza-Sub ESEC Tamoios "Somente a união entre os atores que usufruem deste meio tornará possível essa proteção, melhorando assim a saúde do nosso oceano e consequentemente nossas vidas".

tataruga araraquara106boto rede

Tartaruga marinha e boto cinza encontrados mortos na Estação Ecológica de Tamoios (Fotos: Adriana Gomes)