No dia mundial da água, a ESEC Tamoios realiza mutirão com comunidade de mergulhadores.

 

Nova Imagem 37

 

A Estação Ecológica de Tamoios, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) realizou, no dia 22/03/2017 (dia mundial da água), um mutirão de limpeza subaquática do fundo marinho da Ilha dos Ganchos (Paraty-RJ).

 

O projeto foi idealizado pelo voluntário da estação ecológica, Heitor Nogueira, e contou com o apoio da operadora de mergulho Adrenalina e participação de 15 mergulhadores entre voluntários e servidores da UC. O projeto chamado Limpeza-sub ESEC Tamoios, tinha como objetivo não só a limpeza da área marinha da Ilha dos Ganchos, mas também uma aproximação entre os mergulhadores e a unidade de conservação.

 

Os voluntários se reuniram com a equipe da estação e da operadora na base de operações na Marina do Farol em Paraty, às 8:00 horas da manhã e seguiram para a ilha em embarcação da Operadora Adrenalina e apoio de Lancha da ESEC. Foram realizados dois mergulhos de limpeza, sendo o primeiro na Laje dos Ganchos (próximo a Ilha dos Ganchos) e o segundo na Ilha e Rochedo dos Ganchos.

 

Ao todo foram retirados mais de 90 kg de lixo das duas áreas. Dentre o que foi encontrado havia: varas de pesca, redes, anzóis, linhas, pedaços de metal, entulhos em geral, latinhas, bitucas de cigarro, garrafas de vidro, dentre outros materiais. O resultado foi considerado satisfatório para todos os participantes, que viram na aproximação entre o trabalho voluntario e a Estação Ecologica uma oportunidade de envolvimento da sociedade na conservação da biodiversidade.

 

 site1 site2

site3  site4