Proteção

Nossos objetivos nas atividades de proteção da ESEC Tamoios são os seguintes:IMG 2417

-Implantar mecanismos de proteção e fiscalização para a estação ecológica.

-Buscar apoio de outras instituições para a fiscalização da estação ecológica.

-Fiscalizar as áreas internas da estação ecológica e sua zona de amortecimento.

-Zelar pela integridade da estação ecológica.

 

OPERAÇÕES ÂNCORA:

A baia da ilha Grande consta como área prioritária para a conservação marinha e a ESEC Tamoios contribui para a preservação de 5,69% deste importante ecossistema.O fundeio nas águas da ESEC Tamoios causa impactos no fundo do mar, com danos maiores em áreas onde o fundo do mar suporta espécies ou habitats que são sensíveis a perturbações. Além dos danos diretos da ancoragem, a presença destas embarcações pode acarretar outros impactos, tais como poluição aquática (óleo e derivados, geração de resíduos ou esgotamento sanitário), sonora e visual, além do fato que a penetração nos limites da Estação Ecológica sem autorização, em geral, concorre para a prática de atividades proibidas numa estação ecológica (pesca, comércio, mergulho, caça submarina, fundeio, visitação à ilha etc.).

Com o objetivo de coibir o fundeio de embarcações na Estação Ecológica de Tamoios, a UC realiza anualmente operações de fiscalização que contam com o apoio de diversas instituições, tais como INEA, Polícia Federal e Militar (UPAM - Unidade de Polícia Ambiental) e Marinha do Brasil.

A atividade é realizada no período de verão e em feriados prolongados e é concentrada nas enseadas da Piraquara de Dentro, Pingo d'água, Tanguá e Sandri, que são as áreas com maior incidência de fundeio na ESEC Tamoios em Angra dos Reis, segundo dados de monitoramento das atividades humanas nas áreas marinhas da unidade de conservação.

Ao longo do dia as embarcações são abordadas. Os navegantes são orientados quanto às restrições de uso da unidade de conservação, os objetivos de criação da Estação Ecológica e recebem material informativo contendo o mapa da área protegida.Todas as embarcações são fotografadas e passam a compor o banco de dados da unidade. As embarcações que já constarem como abordadas anteriormente são autuadas.

As áreas escolhidas possuem sinalização insular ou na costeira, além de constarem nas Cartas Náuticas oficiais e no Roteiro Costa Sul, publicação obrigatória da Diretoria de Hidrografia e Navegação (MB).

037 IMG 4933 

Gráfico Abordagens por ano

 Gráfico Abordagens

 

RASTREAMENTO DE EMBARCAÇÕES PESQUEIRAS POR SATÉLITE - PREPS

A permanência e a pesca são proibidas em toda a área da Estação Ecológica de Tamoios.

A equipe de analistas ambientais da UC opera rotineiramente um sistema informatizado com suporte geoespacial que permite o monitoramento da frota pesqueira permissionada do governo federal.

Trata-se do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite-PREPS, instituído e regulamentado por meio da Instrução Normativa Interministerial n.º 2, de 04 de setembro de 2006 -Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República-SEAP/PR, Ministério do Meio Ambiente-MMA e Marinha do Brasil.

Todas as embarcações com mais de 15 metros de comprimento, as estrangeiras, as que atuam em águas profundas, com pesca da lagosta, polvo, carangueijo, peixe-sapo e bonito-listrado estão integradas ao programa.

Quando a equipe identifica alguma embarcação pesqueira operando dentro da estação ecológica, esta é autuada, sendo aplicada uma dosimetria de multa proporcional ao tamanho da embarcação e ao tempo em que permaneceu no interior da unidade.

PREPS 

EUROPAFOTO 5 Europa

 

 PATRULHAMENTO DE ROTINA

A Unidade conta com duas embarcações e uma equipe de três analistas ambientais, sendo dois fiscais, para realizar o patrulhamento da sua área marinha. 

Fiscalização 05-07-17 105

D20- fiscalização Dez 022