Quem Somos

 

sede 1Criada em 1990 pelo governo federal, através do Decreto 98.864/90, a Estação Ecológica de Tamoios veio atender ao dispositivo do Decreto 84.973/80 que dispõe sobre a co-localização de Usinas Nucleares e Unidades desta categoria. 

Com a implantação destas usinas em Angra dos Reis, criou-se a Estação Ecológica de Tamoios, unidade de conservação de Proteção Integral, proposta principalmente como um instrumento de preservação ambiental e de monitoramento das ações antrópicas na região.

Localizada na Baía da Ilha Grande, nos municípios de Paraty e Angra dos Reis, ao sul do Estado do Rio de Janeiro, a Unidade é constituída por 29 pontos geográficos, entre ilhas, ilhotas, lajes e rochedos, e seus entornos marinhos e parcéis no raio de 1 km, o que representa 96,64% de área marinha e 3,36% de área terrestre.

Sua sede administrativa, localizada no Município de Paraty, às margens da Rodovia BR 101 (KM 535), possui estruturas destinadas à administração, um auditório, alojamento para pesquisadores e uma trilha interpretativa (Trilha Tamoios) dentro da Mata Atlântica.

MAPA FOLDER OK

De acordo com  a Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, o objetivo primário de uma Estação Ecológica é a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. Como objetivos gerais, a Unidade visa proteger, pesquisar e monitorar uma amostra representativa da Mata Atlântica, especificamente do ecossistema insular marítimo e seu entorno aquático marinho, abrangendo toda a vida cujo nicho ecológico tenha interface com a unidade.

 NOSSA ATRIBUIÇÃO

Considerando os objetivos nacionais de conservação e características regionais, aliados aos objetivos maiores dessa categoria de UC, a Estação Ecológica de Tamoios apresenta os seguintes objetivos específicos, relacionados no seu Plano de Manejo:

· Preservar parcelas significativas dos ambientes insular e marinho da baía da Ilha Grande;

· Contribuir decisivamente para a restauração da diversidade biológica desses ambientes;

· Preservar integralmente a fauna e flora, insular e marinha, nos limites da estação;

· Preservar as áreas de nidificação, pouso e alimentação da avifauna marinha;

· Assegurar o livre trânsito e permanência dos pingüins, pinípedes e cetáceos na estação e zona de amortecimento;

· Contribuir para manutenção do estoque pesqueiro, principalmente no que se referir às espécies de sardinha e camarão;

· Garantir refúgio para as espécies que sofrem pressões de pesca e caça esportiva, tais como: badejo, garoupa, robalo, mero, cherne, dentre outros;

· Propiciar condições para o efetivo monitoramento dos impactos decorrentes das atividades existentes na área de influência, como: usinas nucleares, terminais petrolíferos, empreendimentos imobiliários, portos, ocupação urbana, estaleiros navais, pesca, etc.

· Proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento nos ambientes insulares e marinhos que compõem a Estação;

· Assegurar o reconhecimento pela sociedade da importância da estação ecológica para a manutenção da qualidade de vida;

· Propiciar atividades de educação ambiental de acordo com categoria da unidade.