Infraestrutura de visitação

cv3Estradas internas
A Flona de Ipanema possui dois portões de acesso e a circulação interna é feita, principalmente, por estradas de terra. Apenas as áreas do sítio histórico e da Vila São João de Ipanema são pavimentadas. Não é permitido o acesso de veículos particulares nas trilhas, com exceção da estrada interna para o Monumento a Varnhagen. Recomendamos que o visitante se dirija diretamente ao Centro de Visitantes, antes do início do passeio, para obter todas as orientações e informações necessárias para visita.

Centro de visitantes
O Centro de Visitantes oferece três salas de exposição, com informações sobre os atrativos que podem ser visitados, os aspectos naturais e históricos da Fona de Ipanema. Nele está localizada a recepção para cobrança de ingressos, além de sanitários, fraldário, área de descanso, bebedouro e lanchonete.

Estacionamentos
A Flona de Ipanema dispõe de duas áreas de estacionamento na área do Sítio Histórico, próximas ao Centro de Visitantes e à Casa das Armas Brancas e outras junto ao início da trilha que dá acesso ao Cemitério Protestante e do caminho de acesso aos setores de escalada.

Sanitários
Sanitários femininos e masculinos estão instalados na Área de Lazer, próximos aos quiosques, na área dos altos-fornos, no Sítio Histórico, e no Centro de Visitantes. Fraldário e sanitários adaptados para pessoas com deficiência estão disponíveis no Centro de Visitantes.

Área de lazer
Está localizada em área gramada, em frente ao lago. Possui cinco quiosques cobertos, onde se encontram mesas, bancos e torneiras. Não existem churrasqueiras e não é permitido o uso de churrasqueiras portáteis. O uso dos quiosques é livre e não é possível fazer reservas destes espaços.

Pontos de venda de alimentação
Próximo ao Centro de Visitantes está instalada uma lanchonete, com venda de salgados e bebidas quentes e frias. 

Área do sítio histórico
Localizado próximo ao lago, o sítio histórico, concentra edificações construídas no Século XIX, sendo um dos principais atrativos da Flona de Ipanema. Dispõe de sanitários e estacionamento e o acesso e a circulação entre os monumentos são feitos por via pavimentada ou por áreas gramadas. Encontre mais informações sobre os atrativos históricos no Guia do Visitante, no menu ao lado.