parnaipanema destaque2

Ingressos e serviço de condução de visitantes

Horário de visitação

A Floresta Nacional de Ipanema está aberta à visitação de terça a domingo, com entrada das 08h00 às 15h00 e saída até 17h00, para visitas espontâneas e visitas de grupos, escolas e universidades pré-agendados.

Ingressos:

O valor do ingresso será de R$ 14,00 (quatorze reais) por pessoa. Crianças até 11 anos e adultos a partir de 60 anos são isentos do valor pagamento de ingresso, assim como pessoas com deficiência e instituições de ensino que agendaram previamente a visita e tiveram seus pedidos de isenção aprovados.

Atenção: O pagamento é aceito somente em dinheiro (espécie). Não aceitamos cartões ou pix.

 

Realização de ensaios fotográficos

Os ensaios fotográficos para fins particulares podem ser realizados sem agendamento e não é necessário pagar nenhuma taxa adicional. Antes de iniciarem a sessão de fotos, todos devem comparecer ao Centro de Visitantes para fazer o pagamento do ingresso (somente em dinheiro). Os dias de semana são mais tranquilos para realização dos ensaios, pois o número de visitantes, geralmente, é pequeno. Os ensaios devem ser realizados dentro do horário normal de visitação. Para permanecer depois das 17h e subir de carro no Morro Araçoiaba é preciso contratar um condutor ambiental autorizado (veja os contatos mais abaixo). 
 
Formulário de cadastro para fotógrafos(as)
O cadastro eletrônico é pessoal e deve ser preenchido por todos os profissionais que desenvolvam ou tenham interesse em produzir, comercialmente, ensaios fotográficos e/ou vídeos para fins privados. Ele está vinculado ao Termo de Responsabilidade e ao Termo de Conhecimento de Riscos e Normas para realização de ensaios fotográficos e tem a finalidade de reduzir a utilização de papel e agilizar os procedimentos de registro no Centro de Visitantes, no momento do pagamento do ingresso, antes do início da atividade. 
 
Clique aqui para preencher o cadastro de fotógrafo(a) profissional.
 
 
A Floresta Nacional de Ipanema é uma área natural protegida, com importante patrimônio histórico e natural, por isso existem algumas regras adicionais para ensaios fotográficos:
- não é permitida a entrada de pets e outros animais domésticos;
- as fotos podem ser tiradas nas áreas abertas à visitação, sem interferir no fluxo dos outros visitantes;
- não é permitido o uso de drones, pois estamos na área proibida para voo SB4 404 ARAMAR , indicada na Carta Aeronáutica AIP BRASIL (ENR 5.1.4-1)
- não é permitido o uso de balões, fumaça, confetes, gliter e outros efeitos especiais e nem a montagem de cenários.
 
Recomendamos atenção e o uso de repelentes que afastem carrapatos, pois eles ficam em grande número nos gramados.


Serviço de condução de visitantes

O acompanhamento por condutores é obrigatório para os visitantes que queiram conhecer as trilhas Afonso Sardinha, Pedra Santa e Fornos de Cal. A Floresta Nacional de Ipanema não dispõe de serviço próprio de condução de visitantes. Este serviço é adicional (independente do pagamento de ingresso) e deve ser contratado pelos visitantes que tenham interesse em conhecer essas trilhas. Os passeios nas trilhas autoguiadas, no Monumento a Varnhagen, na trilha histórica e na Vila de São João de Ipanema podem ser feitos de forma autoguiada ou com acompanhamento de condutores autorizados pelo ICMBio. 

Recomendamos que o serviço seja combinado com antecedência e diretamente com os condutores autorizados a prestar serviço na Floresta Nacional de Ipanema. Segue abaixo link com informações e contatos:

CONTATOS DOS CONDUTORES DE VISITANTES AUTORIZADOS PELA FLONA DE IPANEMA

A Floresta Nacional de Ipanema estabelece as normas para visitação e para autorização dos condutores, mas não interfere nos valores cobrados por eles. Em caso de avaliações positivas e reclamações sobre o serviço prestado, pedimos que seja enviado um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (as mensagens são lidas e respondidas de segunda a sexta feira, em horário comercial)

Agendamento de grupos e escolas

Clique AQUI para acessar informações sobre os procedimentos para agendamentos de grupos e escolas e para pedidos de isenção de pagamento de ingressos.

Qualquer dúvida, entre em contato com a equipe do Centro de Visitantes da Flona de Ipanema, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (as mensagens são lidas e respondidas de segunda a sexta feira, em horário comercial).

O acompanhamento por condutores é obrigatório para os visitantes que queiram conhecer as trilhas Afonso Sardinha, Pedra Santa e Fornos de Cal. A Floresta Nacional de Ipanema não dispõe de serviço próprio de condução de visitantes. Este serviço é adicional (independente do pagamento de ingresso) e deve ser contratado pelos visitantes que tenham interesse em conhecer essas trilhas. Os passeios nas trilhas autoguiadas, no Monumento à Varnhagen, na trilha histórica e na Vila de São João de Ipanema podem ser feitos de forma autoguiada ou com acompanhamento de condutores autorizados pelo ICMBio.

Recomendamos que o serviço seja combinado com antecedência e diretamente com os condutores autorizados a prestar serviço na Floresta Nacional de Ipanema (contatos na seção anterior).