parnaipanema destaque2

Atrativos

monumento werne

As atividades de visitação realizadas na Flona de Ipanema têm nos fatos históricos seu principal eixo temático e normalmente são associadas às visitas aos monumentos do Sítio Histórico. Essas atividades são complementadas com percursos de caminhadas em trilhas naturais, sobretudo na Mata Atlântica, e de recreação na área de lazer, onde podem ser encontrados quiosques e parquinho infantil.

A Flona também oferece quatro percursos auto guiados para ciclismo, corrida e caminhada: Morro Araçoiaba (20km); Rio Ipanema (15km), dos Jequitibás (10km) e da ACADEBio (5km). Neles o visitante terá a possibilidade de, além de praticar atividade física ao ar livre, observar a vida silvestre, áreas florestais em regeneração natural e induzida, vegetação de mata atlântica e de cerrado, afloramentos rochosos, o Monumento a Varnhagen, plantios de eucalipto, lagos artificiais, mata ciliar dos rios Verde e Ipanema, Represa Hedberg e demais paisagens do Sítio Histórico.

Baixe o conjunto de QRCodes para abrir os traçados dos percursos auto guiados (é necessário ter instalado o aplicativo Strava, disponível para sistemas Android e iOs).

Atualmente há duas áreas específicas de visitação na Flona de Ipanema dentro dos limites da Zona de Uso Público:

As demais áreas de visitação estão localizadas em áreas classificadas como Zona Primitiva. São elas:

  • Trilha Afonso Sardinha,
  • Trilha Fornos de Cal,
  • Trilha Pedra Santa,
  • Monumento a Varnhagen.

Sítio Histórico - Foto: Marcelo AfonsoTrilha Afonso Sardinha (obrigatório o acompanhamento de condutor autorizado)
As ruínas dos Fornos de Afonso Sardinha podem ser visitadas através do percurso de caminhada da trilha que recebe seu nome. A trilha, de 1.600 metros de extensão, acompanha um trecho do Ribeirão do Ferro em meio à Mata Atlântica e é considerada fácil.

Trilha Fornos de Cal (obrigatório o acompanhamento de condutor autorizado)
Da trilha Afonso Sardinha sai também a Trilha Fornos de Cal(1.500 m de extensão), que passa por riachos e trechos de Mata Atlântica. É possível visitar, durante o passeio, as ruínas dos fornos de cal do século XIX. A trilha é de nível médio de dificuldade.

Trilha Pedra Santa (obrigatório o acompanhamento de condutor autorizado)
A Gruta do Monge, Cruz de Ferro da Pedra Branca e o Monumento a Varnhagen podem ser visitados através do percurso de caminhada da Trilha Pedra Santa, com um trajeto de aproximadamente 6 quilômetros de extensão. Apesar de poder ser acessado por rota alternativa, inclusive de carro (com acompanhamento de condutores de visitantes), o Monumento à Varnhagen é o ponto final da Trilha Pedra Santa, sendo visitado em seu percurso. A trilha é considerada de nível médio de dificuldade.

O acompanhamento por condutores é obrigatório para os visitantes que queiram conhecer as trilhas Afonso Sardinha, Pedra Santa e Fornos de Cal. A Floresta Nacional de Ipanema não dispõe de serviço próprio de condução de visitantes. Este serviço é adicional (independente do pagamento de ingresso) e deve ser contratado pelos visitantes que tenham interesse em conhecer essas trilhas. Os passeios nas trilhas autoguiadas e na trilha histórica, na Vila de São João de Ipanema, podem ser feitos individualmente ou com acompanhamento de condutor de visitantes.

A Floresta Nacional de Ipanema estabelece as normas para visitação e para autorização dos condutores, mas não interfere nos valores cobrados por eles. Em caso de avaliações positivas e reclamações sobre o serviço prestado, pedimos que seja enviado um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Todas as atividades partem obrigatoriamente do Centro de Visitantes e as visitas raramente se restringem a uma única área, em função da proximidade entre elas e do tempo destinado as atividades.

Sítio Histórico

Devido a localização e apelo visual, o Sítio Histórico, mesmo que não seja percorrido em toda a sua extensão, e nem mesmo seja a motivação original do visitante, é uma área de visitação obrigatória durante sua permanência na UC.

O Sítio Histórico da Floresta Nacional de Ipanema reúne construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira. As construções datam de 1811 (quando da construção dos fornos de Hedberg) a 1913 (período de atuação do engenheiro Elias Marcondes Homem de Mello - fornos de carvão, tipo "colméia").

Trecho do Sítio Histórico - Foto: Marcelo Afonso

As delimitações atuais do Sítio Histórico dentro da Zona de Uso Público incluem os seguintes monumentos e edificações:

  1. Alto Forno Mursa
  2. Altos Fornos Geminados
  3. Antiga Sede Administrativa
  4. Casa da Guarda
  5. Casa das Armas Brancas
  6. Cruz de Ferro
  7. Depósito de Arreios
  8. Fornos de Carvão
  9. Ponte Articulada
  10. Relógio de Sol
  11. Represa Hedberg
  12. Oficina de Modelagem
  13. Engenho de Serrar e
  14. Cemitério Protestante

Vale ressaltar que o Cemitério Protestante não se localiza próximo ao conjunto descrito, seu acesso é feito via uma das Zonas de Recuperação, que divide a Zona de Uso Público, distante aproximadamente 1,5 km do conjunto principal do Sítio Histórico.

 

Escalada

Os cinco setores de escalada possuem grau de dificuldade crescente e são destinados à quem já pratica a atividade. Não dispomos de condutores autorizados para prática de escalada. Todos os escaladores e escaladoras a partir de 18 anos devem realizar o cadastro por meio do formulário eletrônico. No caso de menores de idade, é preciso de autorização dos pais ou outro responsável legal e assinatura um Termo de Responsabilidade específico - se for o caso, solicite-o à equipe do Centro de Visitantes (maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Todas as informações sobre os setores e vias de escalada, além de normas da Floresta Nacional e de segurança da atividade podem ser encontradas no guia específico para esta atividade. Clique aqui para fazer o download.