parnaipanema destaque2

O Que Fazer

Na Flona você poderá fazer:

  • Caminhadas guiadas em trilhas na mata, com patrimônio histórico e arqueológico.
  • Caminhada, corrida pedestre e passeios de bicicleta nos percursos autoguiados.
  • Visita aos edificios históricos e monumentos (veja em Atrativos).
  • Visita a exposições temporárias e permanentes.
  • Piquenique nas áreas de lazer.

A Flona de Ipanema possui dois portões de acesso, nos quais o visitante é instruído a se dirigir diretamente ao Centro de Visitantes, antes do início do passeio.

O Centro de Visitantes oferece estacionamento para veículos, acesso a sanitários masculino e feminino, sanitários para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, fraldário, bebedouro de água filtrada e área de descanso.

A Flona possui cinco quiosques cobertos na Área de Lazer. Os quiosques possuem mesa para lanches e torneira. O uso dos quiosques é livre e não é possível a reserva dos mesmos. Nos quiosques não há churrasqueiras e não é permitido utilizar churrasqueiras portáteis.

O acesso e a circulação entre os monumentos são feitos por via pavimentada ou por áreas gramadas. Há áreas de estacionamento no Centro de Visitantes e próximo à Casa das Armas Brancas.

Para o atendimento das necessidades dos visitantes, o Sítio Histórico conta com sanitários masculino e feminino, instalados na Antiga Sede Administrativa e na Área de Lazer, próximo aos quiosques.

Vista do Monumento a Varnhagen - Foto: Marcelo Afonso
Vista do Monumento a Varnhagen - Foto: Marcelo Afonso