Alunos realizam trabalho no Bairro do Horto

O principal objetivo do projeto é aproximar a comunidade do Bairro do Horto Florestal com a Floresta Nacional de Lorena, unidade de conservação federal sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Outro objetivo é a possibilidade dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo (Disciplina de Urbanismo e Paisagismo) realizarem um trabalho prático.

No dia 21 de maio, deu-se início às atividades dos estudantes no sentido de realizar um diagnóstico da questão urbana do bairro e no próximo ano fazer uma proposta mais avançada, pois são alunos do segundo ano da Faculdade.

Eles percorreram todo o bairro, fotografaram e conversaram com os moradores. Uma das ideias é alargar uma das calçadas onde não há construções, pois o tráfego urbano poderá colocar em risco as crianças, além de embelezar o local com árvores próprias para paisagismo que serão plantadas com mudas da Flona de Lorena.

om aproximadamente mil moradores, o bairro do Horto Florestal é limítrofe à Flona de Lorena, funcionando praticamente como um quintal do bairro, portanto, dentro da Zona de Amortecimento da Flona. Muitas casas tem no fundo seu quintal o rio Coatinga que passa pelo meio da Flona de Lorena. Carente de infra-estrutura urbana básica, infelizmente o bairro não possui tratamento de esgotamento sanitário e apesar de existir coleta do lixo pela Prefeitura de Lorena, muito material ainda é lançado no rio como plástico que fica estagnado dentro da Flona de Lorena. Na época das chuvas, com a inundação, o lixo dos outros bairros também se espalham pela região.

Esta é uma iniciativa da atual da administração da Flona de Lorena em parceria com a FATEA-Faculdades Integradas Tereza D´Ávila e a SABHOR-Sociedade dos Amigos do Bairro do Horto Florestal. É um Projeto de Extensão da FATEA, de responsabilidade da Rosana Montemor.  Os alunos estiveram na unidade de conservação, quando o Chefe da Flona, o arquiteto e urbanista, mestre em planejamento urbano, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Miguel von Behr, fez uma rápida explanação sobre o histórico e objetivos da Flona, a importância do projeto para a unidade de conservação, para os alunos, professores e para a comunidade local. Disse também que não faz sentido existir um bairro carente de tanta infra estrutura ao lado de uma unidade de conservação. Acredita que a melhoria da organização física do espaço urbano e do paisagismo e estética do bairro contribuirá para criar uma cultura de preservação do local e consequentemente,  da Flona de Lorena.

O Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FATEA, Professor José Ricardo Flores Faria e a Professora Rosana Vieira Sbruzzi – Mestre em Arquitetura de Paisagem e Ambiente  pela USP  com dissertação com enfoque na área de ocupações de baixa renda em unidades de conservação – destacaram a importância dessa iniciativa. Entretanto, frisaram que no momento não é para ser criado muita expectativa à curto prazo para a comunidade em resolver os problemas locais urbanos, que é de responsabilidade da Prefeitura. Mas certamente, será o início de um projeto maior que a partir da captação de recursos em parceria com a prefeitura e a Flona, poderá contribuir para melhorar as condições de vida da população local. Este é o resultado maior que este projeto pretende alcançar.

O presidente da SABHOR-Sociedade dos Amigos do Bairro do Horto Florestal, Alex de Oliveira e que também é Secretário-Adjunto da Secretaria de Educação municipal, já informou a comunidade sobre este projeto. Agradeceu a todos pela iniciativa. Se colocou à disposição para incentivar os moradores à participar e se for necessário intervirá junto à Câmara dos Vereadores e Prefeitura que certamente também apoiarão a iniciativa.

Veja mais!