Vegetação

Flora Flona de Lorena (Foto: ICMBio)A Floresta Nacional de Lorena é composta de bosques de essências florestais nativas e exóticas (eucalipto, pinus e outras) plantadas entre as décadas de 1930 e 1960 com o objetivo de recuperar áreas degradadas do Vale do Paraíba e formar um banco de sementes, que resultou em impactos positivos nos tempos atuais.
 
Entre 1930 e 1950 foram plantadas 175 diferentes espécies nativas e até 
1957, 106.461 árvores foram introduzidas.  
 
Pelo fato da floresta ter sido utilizada somente para produção de sementes, a área foi enriquecendo-se naturalmente com formação de sub-bosques bem desenvolvidos de espécies nativas, que teve um processo de disseminação bastante influenciado pela fauna.
 

Principais formações vegetais

Originalmente, a cobertura vegetal da região era representada por transição entre os biomas Cerrado, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila Densa. Atualmente, a Unidade é composta de bosques de essências florestais nativas e exóticas, todos com sub-bosque bem desenvolvido de nativas. Existem ainda diversas áreas em regeneração com predomínio de espécies da Floresta Estacional Semidecidual e também campos de várzea preservados na região norte da unidade.
 
Algumas das espécies florestais que ocorrem na Flona de Lorena são carrapeta, ingá branco e   amarelo, ipê verde, ipê tabaco, cassia  manduirana, quaresmeira, canafístula, jacatirão, pau-viola, maricá, canudo-de-pito, marianeira, jurubeba, sendo que estas últimas cinco ocorrem nas várzeas, ecossistemas extremamente ricos.
 
Até o momento, foram levantadas na Flona 19 espécies da flora brasileira em diferentes graus de extinção, entre elas o palmito juçara, o xaxim, o jacarandá-da-bahia e o pau-brasil. Isso demonstra a importância desta unidade de conservação para a conservação da flora brasileira.