destaque parnaabrolhos2


Principais Atrativos

São diversos os atrativos do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a maioria deles são desfrutados por meio de passeios embarcados. E as duas principais formas de se fazer este passeio, são:

batevolta21. Passeio Bate-volta (~07h às 18h)                    pernoite22. Passeio com pernoite - Live aboard (de 2 a 4 dias)

Conheça as principais atrações do Parque dos Abrolhos e como conhecê-los.

Visitação ao Arquipélago dos Abrolhos

Localizado a cerca de 70 km de Caravelas-BA, o Arquipélago dos Abrolhos é composto por um conjunto de cinco ilhas de origem vulcânica: Redonda, Siriba, Guarita, Sueste e Santa Bárbara. Nesta última, sob jurisdição da Marinha do Brasil, é mantido desde 1861 o Farol de Abrolhos.

farol 2

Conheça aqui as empresas que possuem autorização para realizar passeios até o arquipélago dos Abrolhos.

batevolta2Passeio Bate-Volta

pernoite2Passeio Pernoite

 

➡️ Mergulho livre (apnéia) e mergulho autônomo

Mergulho Fernando Moraes 00007 Easy-Resize.comMergulho Marcovaldi 00001 Easy-Resize.comMergulho Marcovaldi 00011 Easy-Resize.comMergulho Natura 00013 Easy-Resize.com

A observação do fundo mar na área de maior biodiversidade marinha do Brasil proporciona uma rica experiência aos visitantes. Seja em águas rasas ao redor das ilhas do Arquipélago, seja em áreas mais profundas, é possível observar peixes recifais, corais, gorgônias, tartarugas marinhas entre tantos outros.

foto mergulho

O Parque abriga ainda 03 naufrágios abertos à visitação, e uma extensa área de chapeirões - formações recifais únicas, em formato de grandes cogumelos de até 30 metros.

Mergulho Marcovaldi 00009 Easy-Resize.comMergulho Fernando Moraes 00001 Easy-Resize.com

 

O mergulho livre e snorkeling, pode ser realizado em diversas áreas do Arquipélago, principalmente nas ilhas Siriba e Santa Bárbara, próximo aos fundeadouros. O mergulhador tem a oportunidade de observar a rica diversidade de tartarugas marinhas, peixes recifais, invertebrados, algas e corais.

batevolta2Passeio Bate-Volta

pernoite2Passeio Pernoite

O mergulho autônomo permite ao visitante, além disso, mergulhar em naufrágios, cavernas e chapeirões, além de mergulhos noturnos no Arquipélago.

pernoite2Passeio Pernoite

Trilha subaquática do Chapeirão Mau-Mau: próximo à ilha Santa Bárbara, o chapeirão Mau-Mau oferece a oportunidade de um mergulho noturno nesta estrutura única. A trilha apresenta pontos de interesse identificados e um sistema de cabeamento para ampliar a segurança e auxiliar na interpretação ambiental aos visitantes.

pernoite2Passeio Pernoite

* Fique atento! O mergulho no Parque somente pode ser realizado em locais pré-estabelecidos e acompanhado de condutor de visitantes autorizado pelo Parque.

Ponto de mergulho PNM Abrolhos Easy-Resize.com

 

➡️ Observação de Baleias Jubarte

Estas gigantes do Oceano iniciam sua migração para a costa brasileira ao final do verão Antártico, onde passaram cerca de 4 meses se alimentando. Chegam ao Banco dos Abrolhos em meados de junho, atraídas pelas águas claras, quentes e rasas desta região. Aqui, a população de aproximadamente 20.000 baleias-jubarte se reproduz e tem seus filhotes. Permanece até novembro, nos presenteando ao longo deste período com a chance de observar o espetáculo destes fascinantes mamíferos.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é um dos pontos mais privilegiados do mundo para a observação de baleias. Os meses de maior número de avistagens são agosto e setembro.

Além das baleias-jubarte, outros cetáceos são avistados nas águas de Abrolhos, como os golfinhos de dentes-rugosos, golfinhos nariz-de-garrafa e botos-cinza, além da baleia franca austral e a baleia minke.

Jubarte 1Jubarte 2

Atenção:

As operadoras credenciadas devem seguir as normas de avistagem das baleias:

(i) a aproximação deve ser realizada pela lateral do grupo;

(ii) manter a distância mínima de 100m dos animais;

(iii) não perseguir o grupo por mais de 30 minutos;

(iv) não interromper a rota de navegação dos animais;

(v) um máximo de duas embarcações deve se aproximar do grupo.

Para garantir o bem-estar dos animais e evitar o risco de acidentes, a legislação brasileira proíbe o mergulho com baleias e golfinhos. A distância mínima de 50 metros dos animais deve ser respeitada (Portaria IBAMA 117/1996).

batevolta2Passeio Bate-Volta

pernoite2Passeio Pernoite

 

➡️ Observação de aves

O visual paisagístico do arquipélago é algo deslumbrante, e o espaço aéreo é amplamente ocupado e muito rico. As ilhas abrigam importantes ninhais de aves marinhas, distribuídos de diferentes maneiras entre as diferentes ilhas:

Ilha Siriba: é possível observar e caminhar bem próximo a ninhais do atobá-branco ou mascarado e das grazinas do bico vermelho;

Ilha Redonda: destaca-se a maior colônia reprodutiva das Fragatas no Arquipélago. Abriga ainda ninhos de Atobás Brancos e Marrons e de Grazinas,

Ilha Guarita: área intangível do Parque, abriga um grande ninhal de Beneditos, ou Viuvinhas, que ocupam a ilha em sua totalidade entre os meses de março a setembro

Ilha Sueste: área intangível e mais isolada, abriga a principal colônia dos Atobás Marrom no Arquipélago e mais ninhos de todas as outras espécies

Anous stolidus Marcos Amend00002 Easy-Resize.comFregata magnificens - Adulto Repinaldo 00002 Easy-Resize.comPhaeton aethereus - Voo Berna 00001 Easy-Resize.comSterna hirundo Repinaldo 00003 Easy-Resize.comSula dactylatra - Casal Lucas 00003 Easy-Resize.comSula leucogaster - Ninhal Lucas 00001 Easy-Resize.com

batevolta2Passeio Bate-Volta

pernoite2Passeio Pernoite

 

➡️ Trilha Guiada na Ilha Siriba

A trilha guiada na ilha Siriba, com cerca de 1.600 metros, permite o desembarque do turista em terra firme, além do contato próximo com um ninhal de Atobás-brancos e a Grazina do bico vermelho, aves marinhas residentes do Arquipélago.

Sula dactylatra - N1  Ovo Rafaela 00001 Easy-Resize.comSula leucogaster - Ninhal Lucas 00001 Easy-Resize.com

A caminhada é assistida por membros da equipe do ICMBio e condutores de visitantes autorizados, que enriquecem o passeio com informações sobre as ilhas e sua biodiversidade.

trilha 1trilha 2

Atenção: aproveite melhor a experiência utilizando calçados confortáveis e estáveis para proteger os pés. Lembrando, não é permitido fumar na ilha, nem retirar quaisquer materiais.

batevolta2Passeio Bate-Volta

pernoite2Passeio Pernoite

 

➡️ Trilha Guiada na Ilha Redonda

A trilha guiada na ilha Redonda também permite o desembarque do turista em terra firme, numa curta faixa de areia que permite admirar um ângulo único do Arquipélago.

Redonda ECO360 00002 Easy-Resize.comRedonda Repinaldo 00001 Easy-Resize.com

Na ilha também ocorrem desovas de tartarugas cabeçudas, podendo algumas aberturas de ninho serem acompanhadas pelos visitantes (as desovas ocorrem normalmente de setembro à março).

Caretta - Ninho ECO360 00001 Easy-Resize.com

Atenção: o passeio na ilha Redonda é conciliado em passeios de pernoite, para garantir um desembarque e embarque mais seguro, conforme as condições de vento e maré na região.

pernoite2Passeio Pernoite

 

➡️ Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Na Praia do Kitongo, em Caravelas/BA, o visitante pode conhecer o Parque em uma visita monitorada para obter informações sobre os atrativos do Parque, passando por painéis, vídeos, bem como ter uma experiência incrível com óculos de Realidade Virtual 360*, que transmitem uma sensação quase idêntica à de quando se está caminhando, mergulhando ou sobrevoando a região.

ECO09254 Easy-Resize.com 1

O Centro de Visitantes está aberto ao público todos os dias da semana, e de terça a domingo conta com visitas guiadas com membros da equipe do ICMBio e voluntários.

O Centro de Visitante abriga ainda uma réplica da baleia Jubarte em tamanho natural de um adulto.

Voluntariado - CV 00001 Easy-Resize.com 1

E também a Trilha do Marobá, com 1 km de extensão, onde o visitante tem contato com os ecossistemas costeiros da restinga e dos manguezais.

marobamaroba2

Durante todos os passeios no Parque Nacional o visitante conta com a orientação e supervisão de condutores de visitantes, para prestar informações e auxiliar os visitantes nos cuidados com o ambiente e com sua segurança.

Como o Parque está localizado em uma das regiões de maior biodiversidade marinha do Brasil e do Oceano Atlântico Sul, o contato do turista com a natureza torna-se uma experiência deslumbrante. E a permanência nas embarcações faz com que o visitante acompanhe como é a vida destes profissionais que trabalham no mar em prol da conservação.

Acompanhe nossas redes sociais para mais informações e novidades! 

faceinsta