Quem Somos

 IMPORTANTE! 

A visitação no PARNAM Abrolhos está aberta, porém uma série de medidas preventivas foram tomadas pelas partes envolvidas: equipe ICMBio, operadoras credenciadas e condutores de visitantes.

Seja um turista consciente, respeite as novas normas!

15 COVID

Primeiro Parque Nacional Marinho criado no Brasil. Em abril de 1983, Abrolhos representou um marco para a conservação marinha no país. Desde então, 87.943 hectares da Unidade de Conservação ajudam a proteger ecossistemas marinhos de extrema relevância ecológica. Sob a administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, o Parque cobre duas áreas descontínuas: uma que protege o Recife de Timbebas, localizado entre os municípios de Alcobaça e Prado e contido no arco recifal costeiro do Banco dos Abrolhos, e outro a cerca de 70 quilômetros da cidade de Caravelas, que engloba o Arquipélago dos Abrolhos - composto pelas cinco ilhas de origem vulcânica: Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara (esta última excluída dos limites do parque e sob jurisdição da Marinha do Brasil) e o Parcel dos Abrolhos, representado por um complexo de milhares de chapeirões, estruturas recifais únicas, encontradas somente no Banco dos Abrolhos.

O Parque abrange está inserido na região que abriga o maior complexo recifal e a maior biodiversidade marinha do Oceano Atlântico Sul: lar para diversas espécies de peixes e corais, algumas que não existem em nenhum outro lugar do mundo. Abrolhos é o principal berçário de baleias-jubarte na costa brasileira, e somos também um verdadeiro santuário para aves e tartarugas marinhas, incluindo espécies ameaçadas de extinção, que se alimentam, descansam, se reproduzem e prosperam nos limites da área marinha protegida.

Classificado como uma Unidade de Conservação de proteção integral, o principal objetivo do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é preservar os recursos naturais aqui contidos. Mas não para por aí: Parques Nacionais permitem o uso indireto destes recursos, através de atividades de pesquisa, educação e visitação. Estes são os pilares que garantem que uma Unidade de Conservação prospere, deixando um legado para a sociedade e para as gerações futuras. Por fim, a ausência da pesca garante a recuperação de populações de peixes vitais para o equilíbrio do ambiente marinho, que também recolonizam áreas adjacentes onde a pesca é permitida, fortalecendo a economia da região.

Desde 12/05/2020 a gestão do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é realizada pelo Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Abrolhos, sediado em Caravelas/BA. Esse arranjo gerencial contempla a gestão do Parque Nacional e da Reserva Extrativista de Cassurubá.

 

Conheça a equipe do ParNaMAR dos Abrolhos

 
CARGO

 

NOME

 

EMAIL

Analista Ambiental

Fernando Pedro Marinho Repinaldo Filho O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Analista Ambiental/ Chefe Substituto

Maura Machado Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Analista Ambiental

Aristides Guimarães Salgado Neto O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Analista Ambiental

Carina Tostes Abreu O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Técnico Ambiental Carolina Raquel Venância Depólito Melo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Analista Ambiental Mauro Braga Costa Pereira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Técnico Administrativo Edson da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Bolsista Apoio Técnico Científico

GEFMar/FUNBIO

Daniel Gustavo Von Sperling de Vasconcellos Venturini O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Bolsista Apoio Técnico Científico

GEFMar/FUNBIO

Lucas Cabral Ferreira Lage O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marinheiro José Bernardo Gomes de Jesus  
Marinheiro Lourival Muniz Cajueiro  
Marinheiro Josivaldo Cajueiro  
Monitor - Arquipélago dos Abrolhos Erley Cruz de Jesus O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Monitor - Centro de Visitantes Joyce Trindade Coimbra  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Monitora - Centro de Visitantes Maria Aparecida Macario de Oliveira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Monitora - Arquipélago dos Abrolhos Barbara dos Santos Figueiredo  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Monitora - Arquipélago dos Abrolhos Maria Bernardete Silva Barbosa (Berna)  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Monitora - Secretaria - Centro de Visitantes Dayane Costa Garcia  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Serviços Gerais Antonio Carlos Mandiba Cajueiro  
Vigilante Alexandre Cruz dos Santos  
Vigilante Alexsandro Lima de Souza  
Vigilante Geilson Lirio  
Vigilante Eliel da Silva (Gude)  
Vigilante Luciano Assis Lemos  
Vigilante Edson Alves  
Vigilante Marcos Antonio da Silva Alves  
Vigilante Milton Rangel  
 
 
 
 

 

 

FERNANDO PEDRO MARINHO REPINALDO FILHO

Chefe do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos