O QUE FAZEMOS

O Parque Nacional de Anavilhanas desenvolve diversas ações e atividades:

Proteção

As ações de rotina e atendimento de denúncias, bem como as operações de fiscalização, são realizadas com frequência mediana. No entanto, para atender satisfatoriamente às demandas de proteção do parque, está no rol das necessidades um posto de fiscalização 24 horas, devido ao alto grau de pressão sobre a UC em função de sua configuração geográfica (grande extensão, morfologia de arquipélago, hidrovia, proximidade com Manaus e Novo Airão e comunidades do entorno).

Entre as principais pressões estão a extração de madeira nas ilhas do arquipélago, a pesca comercial, a caça, o tráfico de animais silvestres e a atividade de mineração (areia). No combate aos ilícitos ambientais o parque conta com o apoio do Ibama, do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, de fiscais do ICMBio lotados em outras unidades de conservação do País, entre outros parceiros.

 


PESQUISA

O parque desenvolve ações de apoio e fomento à pesquisas e atividades didáticas diversas. Dependendo dos recursos disponíveis, é possível custear, por meio do Programa Arpa, diárias de campo, combustível, serviços de tripulação e apoio (piloteiro, cozinheiro, mateiro e condutor), material de consumo e laboratório e material de informação e promoção para as pesquisas de interesse da UC.

Os interessados devem enviar projeto, contendo plano de trabalho e planilha orçamentária, para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., para análise e aprovação.

arara arquivo cppmaA preferência é dada aos projetos relacionados às Pesquisas Prioritárias do Parque Nacional de Anavilhanas. Depois de selecionada, a pesquisa deve obter licença do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO) para concretização do apoio financeiro.

O parque ainda dispõe de um alojamento no interior da unidade - Base Flutuante 01/Lago do Prato - e um na cidade de Novo Airão.


USO PÚBLICO

O parque está implementando o ordenamento de seu uso público, norteado pelo Plano de Manejo da UC.

Todos os operadores, guias e condutores de turismo que operam no parque devem se cadastrar e enviar um relatório mensal para que seja possível o levantamento do número de visitantes e o perfil dos turistas que visitam Anavilhanas – cuja estimativa é de 30 mil/ano.

Boto Vermelho (Foto: Alan Buchi)

A unidade conta com um comitê de uso público, que agrega representantes do conselho consultivo, de instituições públicas e organizações sociais, além de representantes do trade turístico local, que se reúne de acordo com as demandas relacionadas ao turismo na unidade.

O Parque Nacional de Anavilhanas participa da Câmara Técnica de Uso Público do Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro, cujo objetivo é integrar as ações de uso público em nível de mosaico, promovendo o turismo sustentável em todo o baixo rio Negro.

O ordenamento do turismo com botos, principal atrativo da UC, é um dos grandes desafios do parque. Iniciado em 2010, vem promovendo melhorias no tocante à segurança dos visitantes e ao bem-estar dos animais.

O Flutuante dos Botos, de propriedade particular e localizado dentro do parque, segue as normativas da UC, tendo o mérito de ser pioneiro no Brasil nas atividades de turismo de interação com botos-vermelhos e o parque pioneiro no ordenamento desse tipo de atividade.

Para maiores informações, acesse Turismo com Botos-Vermelhos.


EDUCAÇÃO

O Parque Nacional de Anavilhanas participa ativamente do mutirão chamado Ajuri, em Novo Airão. Trata-se de um movimento socioambiental que agrega mais de uma dezena de entidades, entre associações, órgãos governamentais e ONGs, que juntas promovem ações de educação ambiental no município.

O Ajuri de Novo Airão objetiva sensibilizar, integrar, unir e atuar em prol da aliança entre desenvolvimento socioeconômico e a conservação ambiental por meio da participação social, na busca de melhoria da qualidade de vida da população de Novo Airão e entorno.

Entre os eventos anuais promovidos, destacam-se: Semana do Meio Ambiente, Mutirão de Limpeza das Praias e Mini Eco-Festival do Peixe-boi. Mais informações podem ser obtidas no grupo do Facebook do Ajuri de Novo Airão.


CONSELHO CONSULTIVO

O conselho consultivo do Parque Nacional de Anavilhanas existe desde 2006 e dispõe de 19 cadeiras - sendo oito ocupadas por organizações governamentais, seis por organizações não governamentais e cinco por representantes das comunidades do entorno - dispostas em quatro setores (meio ambiente, turismo, usuários e educação e pesquisa).

O entorno do parque é composto por unidades de conservação estaduais, que integram o Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro, de maneira que todas as comunidades tradicionais ribeirinhas do entorno se localizam em UCs estaduais.

No Conselho do parque há representação comunitária de cada UC estadual do entorno.

Anualmente são realizadas duas reuniões ordinárias, além dos trabalhos dos Grupos de Trabalho (GT) e Comitês, que se reúnem conforme a necessidade.

Com relação aos Comitês, existem dois permanentes em atividade: Comitê de Uso Público e Comitê de Educação Ambiental - incorporado pelo Ajuri de Novo Airão.

 


COMPOSIÇÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DO PARNA DE ANAVILHANAS

Setor de Usuários

 

RDS Puranga Conquista
APA Margem Esquerda do Rio Negro
RDS do Rio Negro
APA Margem Direita do Rio Negro
PAREST do Rio Negro Setor Norte

Classe Pesqueira (representando as quatro organizações formais de pesca de Novo Airão)

FOPEC - Fórum Permanente de Defesa das Comunidades Ribeirinhas de Manaus

Setor de educação e pesquisa

UFAM - Universidade Federal do Amazonas (titular) / UEA - Universidade do Estado do Amazonas (suplente)

INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas
FVA - Fundação Vitória Amazônica

 

Setor de meio ambiente

 

ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

SEMA/DEMUC - Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas

IPAAM - Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas
SEMMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Novo Airão

 

Setor de turismo

 

AMAZONASTUR - Empresa Estadual de Turismo do Amazonas
SEMTUR - Secretaria Municipal de Turismo de Novo Airão

ANATUR - Associação Novoairense de Turismo

ATUNA - Associação de Operadores de Turismo de Novo Airão

 

 


 

As principais atividades administrativas/operacionais realizadas no parque são a manutenção de duas bases avançadas, além do escritório, alojamento e ancoradouro; a manutenção de viaturas, botes, barco, motores e equipamentos diversos; a gestão de pessoas (servidores e terceirizados); a prestação de contas; a instrução de processos de fiscalização e licenciamento; a operacionalização de múltiplos sistemas virtuais; o atendimento de demandas diversas, internas e externas (tais como elaboração de relatórios, notas técnicas, memorandos e ofícios); o atendimento ao público; e a recepção de jornalistas e autoridades, entre outras.

 

 

 

 

FOPEC

INPA

UFAM/UEA

CEUC

IPAAM

Amzonastur

SEMMA

SEMTUR

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}